Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Cinco lições de empreendedorismo do caso Porchat x Gkay
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Meu gênero literário favorito é o de textos do LinkedIn que aproveitam assuntos do momento para criar algumas lições para a vida profissional. Ao longo das últimas semanas, quem deu o azar de entrar naquela rede social tropeçou em diversos guias para aprender alguma coisa com a vitória da Argentina, a torcida do Marrocos e até a pipocada do Neymar.
De tanto consumir esse tipo de conteúdo, passei a acreditar que realmente é possível aprender muito com cada história aleatória que surge na mídia. Veja só o recente caso de Fábio Porchat versus Gkay, por exemplo.
Seja você um aspirante à fama ou uma empresa buscando a consolidação no seu nicho de mercado, cheguei a conclusão de que existem 5 importantes lições a partir do ocorrido.
FIDELIDADE AO PROPÓSITO
A celeuma em torno da piada proferida no Domingão com Huck teria durado muito menos tempo se Gkay não tivesse dado entrevistas dizendo que Porchat a procurou para pedir desculpas. O cidadão está há uma década desagradando importantes setores da sociedade com os especiais de Natal do Porta dos Fundos e sempre defendeu a importância de não abaixar a cabeça em nome do humor.
Depois de se manter firme em suas convicções mesmo com um ataque terrorista na sede do grupo, não pegaria bem pedir desculpas após alguns tuítes da influenciadora. O vídeo que explodiu na internet anteontem e rendeu um poderoso e inesperado efeito borboleta em excessivos âmbitos só existiu por conta do apego do humorista ao seu propósito.
ASSUMA SEU PAPEL
É muito importante entender rapidamente qual sua função dentro de uma engrenagem. No grande teatro da vida corporativa, você precisa assumir seu papel com empenho e determinação. Resolveu que vai ser a vítima? Ótimo! Mas não esqueça do principal: a construção dos argumentos para que tudo seja minimamente convincente. Prefere ser o algoz? Pois que seja. Mas jamais fique no meio do caminho. Essa fragilidade dramatúrgica pode custar caro, passando mensagens cruzadas que não serão bem absorvidas pelo público.
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Em quantas pessoas você pode realmente confiar? Bom, isso tanto faz. O mais importante é quantos seguidores cada uma delas possui. Esse núcleo vai ser sempre muito importante na hora de divulgar e reforçar sua visão de mundo. Fica muito mais convincente quando não é só você falando!
ECOSSISTEMA EQUILIBRADO
Qual sua moeda de troca para com a sociedade? Em vez de depender de qualquer organicidade, tenha um asset poderoso, ou seja, uma propriedade que tenha valor como moeda de troca, que sirva para fazer parecer que todos possuem uma dívida com você. Veja só o caso do influenciador Beyoncé Destruidora (alcunha apaixonante), que foi criticado por Alvaro Xaro, amigo de Gkay, por ter pedido ingressos para a Farofa e depois supostamente criticado as atitudes da humorista.
São duas coisas absolutamente desprovidas de correlação, mas que podem ser usadas como cartada impactante em um momento de confusão. Por mim, tudo bem.
DESAPEGO AO PASSADO
No sentido de que é muito importante apagar os rastros dos vacilos de outrora. Esteja sempre preparado para ser uma folha em branco, cuidando para ser julgado apenas pelos erros mais imediatos, sem deixar que tudo vire uma bola de neve. Algumas das marcas mais valiosas do mundo já apoiaram coisas terríveis em outros tempos, mas tomaram o cuidado de pelo menos deletar os tuítes mais perturbadores.
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O que achou das dicas? Envie para 5 contatos da sua rede profissional e tenha um ótimo 2023!
Voltamos a qualquer momento com novas informações.
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