Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O que a posse do Lula pode ensinar para os participantes do BBB 23

Lula tem lições para quem sonha com o sucesso no BBB 23 - Reprodução/Montagem
Lula tem lições para quem sonha com o sucesso no BBB 23 Imagem: Reprodução/Montagem

Colunista do UOL

02/01/2023 09h30

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foi um espetáculo muito bem pensado e organizado a cerimônia de posse de Luís Inácio Lula da Silva. O terceiro mandato do petista começou com uma poderosa sequência de happenings que servem para inspirar aqueles que buscam a comunicação de massa.

E o fato de estarmos no comecinho de janeiro logo me remete a um grupo específico que estará particularmente interessado nessa habilidade nos próximos meses: os participantes do vindouro BBB 23, cuja estreia está marcada para o dia 16.

Se ainda estiverem com acesso à internet com a proximidade do pré-confinamento, sugiro que anotem algumas dicas importantes que consegui pescar no grande regabofe da democracia que comoveu o país na tarde de domingo.

Senso de propósito - Lula aproveitou o momento para reforçar os principais pontos que movem sua jornada política e que devem guiar seu governo. E fez questão de promover essas mensagens da maneira mais objetiva possível, sem deixar brechas para maiores interpretações. Quem assistiu, sabe que o compromisso é com o combate à desigualdade. Quando chamou de 'estupidez' o teto de gastos, também reforçou uma linha que já havia sido delimitada na campanha. Quanto mais clara for a missão de um participante do BBB, mais fácil para o público se conectar com ela.

Símbolos importam - A escolha das pessoas para passarem a faixa presidencial para Lula, a presença da cachorrinha Resistência, a cor da gravata do presidente e até do vice-presidente. Todos esses elementos serviram para tangibilizar mensagens importantes e reforçar os compromissos com diferentes stakeholders —imprensa, políticos e povo. Um bom participante do BBB sabe encontrar esses símbolos e utilizá-los nos momentos adequados ao longo do programa.

Fechando ciclos - A maneira como se conta uma história é fundamental. A cadência também ajuda a envolver a plateia, e Lula soube fazer isso com uma abordagem profissional. Observe a maneira arguta como ele encaixou a trama sobre uma caneta de 1989, ou o 'boa tarde, povo brasileiro' que mandou em referência aos cumprimentos diários que recebia da militância durante o período em que esteve preso. O futuro 'brother' ou 'sister' precisa entender o valor de retomar narrativas em aberto e colocar um ponto final —ou ressignificá-las sob um novo contexto.

Os desígnios do povo - A cerimônia da posse teve um festival com dezenas de artistas tocando incessantemente por horas a fio, madrugada adentro. A turma queria festar. Além disso, entre suas primeiras canetadas estava um pedido de reavaliação de sigilos impostos pelo governo anterior, algo muito festejado por determinados setores da sociedade civil. É fundamental manter a moleira aberta no intuito de se conectar com o cosmo e compreender aquilo que está no coração das pessoas. Em suma, jogar também para a torcida.

Anotou? Independentemente do seu apreço pelo novo presidente da República, quem seguir esses simples passos terá muito sucesso no BBB 23 ou em qualquer outro empreendimento da vida midiática.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.