Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

BBB 23: Globo acerta ao banir famosos da Casa de Vidro

Colunista do UOL

10/01/2023 11h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quem são essas pessoas?
Demorou uns minutos até que eu conseguisse entender se os integrantes da Casa de Vidro do BBB 23 eram anônimos ou famosos. Essa é uma linha cada vez mais tênue, com o mundo digital soterrado por bolhas com milhões de pessoas.

Mas o Brasil conseguiu respirar aliviado ao perceber que os boatos de que seria uma seletiva com tiktokers não se confirmaram. Paula, Giovanna, Manoel e Gabriel podem até ter flertado com a fama em algum momento, mas ninguém sabe direito quem são. O último mais especificamente, chegou a ficar com Anitta, Luiza Sonza e Gabi Lopes, mas não chegou às páginas de fofoca.

Regras
A Casa de Vidro já está com o pay-per-view funcionando, e assim será até amanhã, quando um homem e uma mulher terão sido selecionados pelo público para entrar no elenco oficial do reality.

Repetindo erros do ano passado
Apesar disso, parece que o BBB 23 vai escalar novamente artistas e influenciadores que não precisam do dinheiro do prêmio. Entram apenas para garantir a visibilidade do canhão de mídia e alcance do horário nobre da Globo.

Os nomes que preocupam
Paula Fernandes, Vitão, Yasmin Brunet, MC Guimê, Bruna Griphao, Lucas Lucco, Cleo Pires, João Guilherme, Wanessa? Uma turma muito bem-sucedida. Veja a lista completa.

Mais grana, mais problemas
A medida para diminuir o impacto disso aparentemente foi aumentar o prêmio e condicioná-lo a performance individual no decorrer do jogo. Estou curioso para ver como isso vai funcionar na prática.

Operação Serasa Limpa Nome
Ainda assim, serei sempre a favor de escalar uma rapaziada que está devendo para agiota em vez dos ricos e famosos do Instagram e do TikTok. No máximo, um ou outro astro ainda em ascensão. O desespero financeiro ainda é o melhor motor para o entretenimento pedestre.

Vestibular da Fama
Inclusive o limite do sucesso deveria ser a Farofa da Gkay (lembra dela?): se já foi convidado para o regabofe, está automaticamente barrado do programa. O BBB deve ser uma plataforma de lançamento de subcelebridades, em vez de uma aceleradora de influencers.

Risco assumido
Se o BBB deixar os artistas e os influenciadores milionários e mimados deitarem e rolarem como em 2022, corremos o risco de ter outra temporada trágica, modorrenta. Uma injustiça após dois anos brilhantes nesse formato que mistura anônimos com famosos.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.