Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Larissa é eliminada e Fred agora se acha bom demais para o BBB 23

Colunista do UOL

15/03/2023 10h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nem mesmo a eliminação de Larissa conseguiu trazer seus aliados do BBB 23 de volta à realidade. Continuam delirantes, com suas certezas absolutas terrivelmente inabaláveis.

"Não consigo visualizar a Larissa tendo erros, é bizarro", disse Bruna. Realmente é bizarro se colocar numa posição em que errar parece algo inatingível. E é justamente esse o problema do quarto deserto: todo o mal reside no cômodo ao lado, na perspectiva de seus ocupantes.

"Se a decisão do Brasil prefere que essas atitudes que as pessoas de lá tiveram são melhores do que as que ela teve, não é para mim isso aqui", afirmou Boco Roso, namorado de Larissa, ainda abalado com a saída de sua parceira. É compreensível, a negação é uma das fases do luto. Mas ele parece se achar bom demais para sofrer um revés no BBB.

Tem um trecho que considero chave no discurso do Tadeu. "A pessoa que sai hoje não deixou de falar o que queria. Ela fala mesmo. Talvez não saiba ouvir direito. Mas falar, ela fala." Todo mundo na casa botou fé que era sobre o Alface. E o apresentador fez isso de propósito, é claro.

A ideia do marombeiro apresentador do BBB era fazer com que seus pupilos exercitassem o músculo da autocrítica. A noção que eles têm apenas dos adversários pode estar presente em suas próprias atitudes. Foi um recado claro e cristalino.

Mas o pior defeito do deserto é que eles não se enxergam. "Não consigo visualizar", como disse a Bruna na passagem que destaquei parágrafos acima. Não conseguem visualizar. E é por isso que continuarão errando.

"Queira ou não, as atitudes que o Alface teve, e tal... Achei que foi uma parada... Essas questões de desrespeito, de ser agressivo, de uma fala sempre agressiva com as pessoas. Aí eu fico muito confuso, entendeu?", balbuciava Sapato na madrugada, insistindo que apenas os adversários cometem pecados.

"O Black também, a Domitila também", respondeu MC Guimê, mostrando que estão presos em um viés muito torto que vai mantê-los totalmente atrapalhados.

O BBB não é essa polarização entre o bem e o mal em termos absolutos, como os integrantes do quarto deserto tentam fazer parecer. Mas se continuarem investindo nessa narrativa, ficarão surpresos quando descobrirem em qual lado estarão.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.