Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

BBB 23: Agora ou nunca! Cinco motivos para eliminar Fred Desimpedidos

Fred Desimpedidos na sala do BBB - Reprodução/Globoplay
Fred Desimpedidos na sala do BBB Imagem: Reprodução/Globoplay

Colunista do UOL

21/03/2023 10h57

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Fred Boco Roso enfrenta na noite de hoje o teste definitivo: um paredão contra Domitila, que se tornou a principal adversária do seu grupo no BBB 23. Além dos dois, também encontra-se na berlinda Gabriel, que mesmo após proferir a frase 'Tadeu, eu sou artista' deve passar incólume pela votação popular.

Isso por conta da evidente polarização entre Fred e Domitila, claro. O público pretende resolver o quanto antes essa contenda que já se arrasta por algumas semanas. Na lista a seguir, reuni algumas razões para eliminar Boco Roso, caso o amigo leitor esteja em dúvida de qual rumo o reality deve seguir.

1. Síndrome de GOAT

Entrou no BBB com uma marra gigantesca, com uma forte convicção de que é o maior jogador de todos os tempos. Quantas Champions tem o Boco Roso? Vá lá, quantas Libertadores?

Parece acreditar que é o Cristiano Ronaldo de si mesmo, ainda que tenha passado a maior parte do confinamento meio reclinado, na horizontal, vendo a bola rolar. E quando decidiu chamar a responsabilidade, foi só bola fora —vide sua liderança tão catastrófica.

2. Quem acha que não erra demora mais para aprender

Me incomoda o fato de Fred não ser capaz de conceber a possibilidade de ter feito uma leitura equivocada do jogo. Se o público prefere Domitila e Cezar, o público está errado. Se Larissa foi eliminada, ela pode ter feito algo terrível enquanto ele estava vigiando. E é o outro que extrai "o pior" dele, como falou várias vezes sobre Alface.

Claro, é uma postura até divertida de assistir, mas que fica muito melhor quando é seguida de consequências —como uma eliminação no paredão com sua principal adversária.

3. Falta de imaginação

É muito focado em um julgamento moral dos seus adversários, mesmo que não tenha acontecido uma ruptura por motivos drásticos —no final das contas, o BBB 23 foi dividido por uma questão geográfica dos quartos.

Não conseguiu notar a importância de criar uma narrativa que fosse forte. Uma jornada que desse a ele o papel de protagonista. Foi resolvendo missões pequenas em vez de pensar no game completo. Ou seja, faltou repertório e criatividade.

4. Ele nem queria ficar mesmo

Receoso da possível eliminação na noite de hoje, já deu a entender que, caso seja eliminado, nem se sentiria com vontade de ficar em um programa cujos favoritos são seus inimigos.

É uma perversão daquela frase clássica de Groucho Marx. Enquanto o comediante dizia "jamais aceitaria fazer parte de um clube que me aceitasse como sócio", Boco Roso subverte a lógica: jamais aceitaria fazer parte de um programa que não o aceitasse como participante. Ah, bom!

5. Casa do Reencontro

O fator que mais me faz sonhar com a eliminação de Fred hoje é a perspectiva de que ele precisaria passar pelo purgatório de um novo confinamento —e justamente com os outros eliminados da temporada.

Imagine só o climão do nosso herói precisando lidar com antigos desafetos, agora na mesma situação de outras pessoas que ele não tinha em boa consideração. Arte e entretenimento em medidas muito satisfatórias.

Concorda com esses motivos? Escreva suas impressões nos comentários.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.