Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Volta da Larissa foi o que estragou o BBB 23 para sempre
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Lembro da frustração que foi assistir no cinema ao filme De Volta Para o Futuro II. Era uma trama confusa e rocambolesca que eu, ainda menino, demoraria alguns anos até prestigiar a reprise e finalmente apreciar toda aquela bagunça.
A história começa a partir do gancho deixado pela cena final do primeiro filme: Marty McFly e Doc Brown viajam com o DeLorean de 1985 até 2015 para impedir que o filho do protagonista leve a família McFly à ruína.
Chegando no glorioso futuro, o arquirrival do pai de Marty, um decadente Biff Tannen, consegue roubar o automóvel que trafega pelo tempo com o intuito de angariar informações para tirar vantagens pessoais —quebrando uma das regras primordiais de viagens desse tipo.
Biff vai até o futuro e rouba um almanaque com todos os resultados esportivos dos anos anteriores. Voltando no tempo até 1955, entrega a publicação para sua versão mais jovem —que agora tem tudo o que precisa para fazer apostas seguras e ganhar muito dinheiro.
Larissa fez uma viagem parecida no BBB 23. O tempo daquela casa em Curicica corre de maneira diferente em relação ao que ocorre aqui fora. Sem saber dos feedbacks do público e do que os adversários falam na privacidade tênue dos cômodos, ninguém tem certeza do que vai acontecer.
Mas ela mesma fez questão de frisar várias vezes que recebeu orientações de sua assessoria no curto período em que esteve aqui fora. E para a dinâmica do programa, foi como se ela tivesse um vislumbre do futuro: como será o julgamento de cada um? Larissa voltou para o BBB com o almanaque.
Sabendo das fragilidades de cada adversário, arregimenta com suas aliadas ataques contundentes aos pontos sensíveis de cada um. Foi esse conhecimento que estabeleceu as saídas de Marvvila, Gabriel, Fred Nicácio e Cezar, assim como as diversas tentativas de arruinar Domitila. E também foi o que garantiu que o quarto deserto se ancorasse com mais empenho na inexplicável popularidade de Amanda entre núcleos radicais de votantes.
É o mesmo modus operandi que Biff Tannen utilizou para enriquecer no filme —e também foi assim que criou um mundo um tanto deprimente. O pragmatismo de quem já conhece o porvir tira muito da magia que é a odisseia terrestre.
Uma vez que houve repescagem, está dentro das regras Larissa utilizar o briefing que recebeu para orientar lá dentro as jogadas mais certeiras. Mas acho terrível que tenham feito isso tentando destruir as reputações dos colegas, como fizeram com Cezar na quarta-feira e tentaram tantas vezes com Domitila.
De qualquer forma, ao permitir que Larissa viajasse nesse DeLorean e pegasse o caminho de volta para Curicica, acredito que o BBB 23 ficou desequilibrado e o programa fez muito pouco para tentar balancear as chances dos outros.
Produzido no final dos anos 1980, De Volta Para o Futuro II conseguiu prever várias coisas que de fato aconteceram no século 21 —como o time Chicago Cubs ser campeão de beisebol de maneira totalmente inesperada. Com a mão no almanaque, Larissa apostou em Amandinha para seguir incólume até a final. Onde estão Marty McFly e Doc Brown quando mais precisamos deles para colocar ordem no espaço-tempo?
Voltamos a qualquer momento com novas informações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.