Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

É justo? Virginia é tão criticada quanto técnico da seleção ou presidente

Luiz Inácio Lula da Silva, Virginia Fonseca e Tite, ex-técnico da seleção brasileira: sempre na mira da opinião pública - Reprodução/Montagem
Luiz Inácio Lula da Silva, Virginia Fonseca e Tite, ex-técnico da seleção brasileira: sempre na mira da opinião pública Imagem: Reprodução/Montagem

Colunista do UOL

04/05/2023 12h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Fui impactado pela notícia de que a influenciadora Virginia Fonseca, dínamo das redes sociais, estava recebendo críticas por conta de um ensaio fotográfico de topless em Dubai. Ao ler a reportagem aqui em Splash, fiquei abismado: a indignação seria pelo fato de existir areia também no Brasil, fazendo com que a viagem para um destino tão distante se tornasse desnecessária.

O assunto "Virginia é criticada" se tornou frequente ao longo dos últimos meses. Quando adentramos o fascinante mundinho da caixa de comentários do perfil da influenciadora ou das postagens a respeito dela, encontraremos toda sorte de observações a respeito de suas atitudes.

Em uma busca rápida pelo Google, encontrei uma miríade de chamadas seguindo esse modelo:

"Virgínia é criticada após batizado das filhas com funk e bebidas", informava o portal Metrópoles no começo de fevereiro. Os internautas aparentemente observaram uma contradição entre receber o Espírito Santo e se divertir em um espaço tão curto.

"Virgínia é criticada por look em casamento", lamentou o Portal do Holanda, que resumiu as impressões de determinados seguidores a respeito de um vestido neon que seria considerado brega para o senso estético de um recorte demográfico incerto.

Pude coletar notícias dando destaque para observações pouco alvissareiras a respeito de uma bota excessivamente cara, das obras em um apartamento, por ter comprado uma casa para um amigo, um jatinho para o marido e não acompanhá-lo durante shows no Carnaval.

Um desses episódios, quando sua filha tentou se refugiar no colo da babá para escapar da vacina, rendeu até uma comovente diss track em que José Felipe, marido da influenciadora, executa um rap para defendê-la de críticas proferidas por Evaristo Costa, ex-apresentador do Jornal Hoje. Sim, essa sequência de eventos aconteceu de verdade.

Olhando assim, fica a impressão que criticar Virgínia Fonseca virou um esporte nacional —no mesmo patamar que reclamar do técnico da seleção brasileira, do presidente da república ou até do Boninho durante o BBB.

E em certa medida, talvez até seja. Enquanto eu escrevo essas linhas, ela soma 36.6 milhões de seguidores no TikTok e 42.8 milhões no Instagram. É inevitável: alguém com esse grau de visibilidade receberá críticas simplesmente por respirar.

É evidente que reclamar de uma campanha publicitária em Dubai por conta da fartura de grãos de areia nos Lençóis Maranhenses é muito diferente de feedbacks por anunciar produtos que talvez não funcionem como deveriam —como aconteceu em outro ruidoso fato recente, quando especialistas e consumidoras detonaram a base comercializada pela empresa de Virginia.

É importante observar as nuances de cada situação, e perceber o absurdo de certas críticas, como em vários casos supracitados. De qualquer forma, falar de Virginia é fácil —e é por isso que todo mundo vai continuar falando. Difícil é superá-la!

Voltamos a qualquer momento com novas informações.