Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Reality da Record diz ser "manipulado pelo público", mas que público?
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Como se importar com 80 pessoas que eu nunca vi na vida? Essa é a pergunta que qualquer telespectador faz ao acompanhar a estreia do caótico reality show A Grande Conquista —e um fator que deveria preocupar a Record.
Hoje pela manhã, alguns perfis de Instagram repercutiam com alegria o fato de já terem acontecido três brigas de certa octanagem durante a primeira madrugada do programa. Assisti aos trechos com um sorriso no rosto, claro, pois a bagaceirice é inerente ao ser humano.
Mas a situação me pôs a refletir. As poderosas descargas de dopamina provocadas pelo embate entre Natália do BBB 22, Hulk Magrelo e um cara do Tchakabum foram rapidamente dissipadas.
Sem a construção de um contexto adequado, as desinteligências ocorridas no confinamento de um reality show não são diferentes de qualquer outro vídeo na internet: um labrador perturbado pela presença de caranguejo na sua cozinha, qualquer skatista caindo de mal jeito de grandes alturas, um ovo cozido explodindo no rosto de influenciador.
A Grande Conquista parece ser muito promissor no intuito de oferecer esse tipo de satisfação que prescinde qualquer conhecimento prévio do contexto. Mas tem uma tarefa inglória na construção de uma história que nos faça ter apego por todas aquelas pessoas.
Dizem que a TV é hábito, e o que nos faz voltar a um mesmo programa dia após dia é justamente essa conexão com alguma coisa que esteja acontecendo por lá. Mas o formato e as dinâmicas não parecem colaborar para esse tipo de envolvimento.
A catarse só vem quando nos importamos com a história que está sendo narrada. O slogan do programa diz que é um reality "manipulado pelo público". Resta saber se haverá um público disposto a agir como títere, ou se estaremos apenas acompanhando sem compromisso os trechos mais inusitados nas redes sociais.
A julgar pela audiência de 4 pontos na estreia, não vai ser fácil.
Voltamos a qualquer momento com novas informações.
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