Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O jeito certo de assistir ao filme 'Oppenheimer': apenas não assista

Cillian Murphy em "Oppenheimer" - Divulgação
Cillian Murphy em 'Oppenheimer' Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

18/07/2023 19h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Christopher Nolan está de volta! O diretor favorito da cinefilia contemporânea lança nesta semana "Oppenheimer", um drama sobre a criação da bomba atômica. Ele tem uma coisa meio Yngwie Malmsteen, um aspecto virtuoso que encanta um público para o qual solos de guitarra ainda são capazes de conquistar.

Eis que Rolandinho, apresentador do canal de YouTube chamado Pipocando, não por acaso especializado em cinema, escreveu no Twitter: "Não vai rolar ver esse filme direito em casa, a não ser que você tenha um SENHOR sistema de som. O aspecto sonoro é muito relevante, muito mesmo, e o som da TV vai anular essa dimensão quase que completamente. Parece um papo pedante, mas confia!"

Esse teria sido o grande assunto do dia, caso não tivesse acontecido uma fofoca envolvendo um cidadão que acabou a segunda-feira apelidado como Viúvo do Twitter. Mas tergiverso.

É recorrente a conversa de que existem condições ideais de pressão e temperatura para usufruir do cinema proposto pelo visionário Nolan. E cá entre nós, não duvido dos aspectos técnicos levantados pelo extraordinário Rolandinho, de quem sou fã. Ele é um especialista. Mas sou terminantemente contra qualquer filme que venha junto com manual de instrução.

Lembro do Martin Scorsese lançando filme pela Netflix e pedindo para que o público não prestigiasse a obra pelo celular. Logo a Netflix, que vem a ser um aplicativo de celular. E o filme em questão seria capaz de salvar uma semana inteira do cidadão no trajeto rumo ao trabalho, com suas duzentas horas de mafiosos para distrair durante as duzentas horas de engarrafamento.

O que importa é que desde aquela trágica trilogia do Batman por Nolan, que evidentemente odeia o personagem e a mídia onde ele surgiu, também estabeleci um guia completo para usufruir da obra do diretor: simplesmente não assistindo. E Oppenheimer ainda estreia no mesmo dia do filme da Barbie, ou seja, não chega a ser lá uma escolha muito difícil.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.