Chico Barney

Chico Barney

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Ousada e divertida, Jaque merece mesmo ser campeã de A Fazenda

* Da Redação de Splash

Ocorre nesta quinta-feira (21) a grande final de A Fazenda 2023 na Record. Disputando o primeiro lugar com André Gonçalves, Márcia Fu e WL Guimarães, Jaquelline Grohalski já se enuncia como a mais provável campeã da temporada.

O colunista Chico Barney defendeu, no Central Splash, que Jaque fez por merecer a vitória que parece prestes a obter. "A Jaquelline Grohaski vai ser uma ótima campeã de A Fazenda. Ela teve uma história muito interessante lá dentro. Foi divertida, foi ousada, diferente. Acho que fez muita coisa de caso pensado - e quem faz de caso pensado visando entreter o público merece meu aplauso e meu agradecimento. Creio que a Jaque tem tudo para ser uma campeã muito consolidada, com uma votação eloquente e merecida."

Chico acredita que Jaquelline, entre outros acertos, soube beneficiar-se muito bem do favoritismo herdado de Rachel Sheherazade e Lucas Souza. "Ela tem um controle muito forte da narrativa [do programa]. Conseguiu usar muito bem os elementos da história que melhor lhe cabiam e convencer as pessoas aqui fora. Transformou-se num avatar da Rachel - e depois do Lucas - quando precisou, o tempo todo sempre muito consciente da história que estava contando."

Por outro lado, o colunista lamenta que uma rota tão bem calculada tenha tirado boa parte da autenticidade de Jaque diante da tela. "O que acho negativo no jogo da Jaque é que ela me parece pouco autêntica. De todas as pessoas que entraram lá, é a que entrou mais armada. Sabia o que precisava entregar e foi [a partir disso] modulando a história, indo para o lado que melhor lhe convinha."

O melhor de Márcia Fu em A Fazenda foi não pensar no público

Siga o Splash no

Márcia Fu, 54, garantiu sua vaga na grande final de A Fazenda 15 em meio a uma forma controversa de jogar. Mesmo assim, há quem aposte que ela venha a tirar de André Gonçalves, 47, o segundo lugar da competição.

Chico Barney apontou a subversão da lógica bom-mocista tradicional como o grande mérito de Márcia no programa. "Os reality shows estão, já há uns anos, dominados por uma discussão moral, sobre quem é o mais coitado, o mais perseguido. Muitos entram nos realities tentando usar esse avatar, interpretar esse personagem. O maior benefício que a Márcia Fu nos oferece é subverter essa lógica."

Continua após a publicidade

Para Chico, Márcia ousou ao deixar de lado a preocupação com o julgamento popular e se jogar no game sem pudores morais. "Ela de maneira alguma pensou ou agiu em prol do público aqui fora. Fez um jogo interno, onde seu desafio era conseguir engambelar todo mundo para garantir a maior longevidade possível dentro do jogo. Ao nos oferecer isso, nos ofereceu um entretenimento de qualidade, bem diferente de uma certa mesmice que enfrentamos nesse formato há alguns anos."

  • O Central Splash é exibido ao vivo de segunda a sexta-feira, às 18h, no canal de Splash no YouTube, com as principais notícias do dia e comentários de Chico Barney e convidados. Assista à íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.