Globo ficou pra trás: X-Men '97 é uma novela melhor que Renascer
Lamento muito pelos fãs de novelas que estão presos na modorrenta Renascer em vez da mais vibrante produção do gênero na atualidade: X-Men '97, disponível para assinantes do streaming da Disney.
Trata-se de um desenho animado que continua uma série infantil iniciada em 1992 lá fora —aqui no Brasil fez bastante sucesso e educou toda uma geração no beabá da Marvel durante a breve e histórica passagem da TV Colosso pela Globo.
Mas ter se divertido com as cinco temporadas originais ou amar profundamente os gibis escritos por Chris Claremont de 40 anos atrás não são necessariamente fundamentais para usufruir dessa nova temporada. Claro que quanto mais background o telespectador tiver, mais vai se divertir —mas não é algo mandatório.
É a melhor adaptação já produzida de qualquer personagem de quadrinhos no audiovisual. Um trabalho sem precedentes, que apresenta à audiência o melodrama barato que sempre caracterizou as melhores histórias dos personagens. É uma pena que seja apenas meia hora semanal —eu consumiria horas e mais horas do que eles estão oferecendo.
Os heróis passam longe dos clichês mais reconhecíveis entre desenhos e filmes de outras épocas. Esses X-Men estão cansados, machucados, magoados. E cometem erros, infidelidades e traições. Não é de hoje que os mutantes fazem sucesso por serem demasiadamente humanos.
Vilões que viram mocinhos, heróis que abandonam a família, mortos que voltam à vida, poderes que voltam sem explicação, cabelos que crescem como mágica, clones talaricos. Ficção científica com um pouquinho assim de carimbó, como diria Hermes e Renato.
É uma novela tão boa que tem até uma brasileira milionária cheia de problemas com álcool, praticamente a Heleninha Roitmann do acetato. E a grande trama dela é querer manter o filho dentro do armário enquanto mutante, servindo como metáfora para as tantas questões que os quadrinhos representam há décadas.
José Inocêncio vai precisar de um cramunhão maior se quiser vencer a turma do Professor Xavier nessa disputa! X-Men '97 fez a Disney superar a Globo no gênero e é o grande folhetim da atualidade.
Voltamos a qualquer momento com novas informações.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.