Só para assinantesAssine UOL
Opinião

O que 'treta' entre Vanessa Lopes e Fernanda Torres diz sobre a internet

Esta é a versão online da newsletter Splash TV. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso à newsletter Splash TV. Confira.

**

Rendeu o maior bafafá na última segunda-feira a notícia de que Fernanda Torres teria topado interpretar Odete Roitman no remake de Vale Tudo. Muita gente comemorou, alguns ficaram receosos: será que compensa para uma atriz do quilate de Torres o peso da comparação com um clássico?

Uma brincadeira empreendida por um perfil irônico chamado Vanessa Lopes FC, um fã-clube de mentira, com fins meramente lúdicos, fez um post indignado no Twitter que ajudou a aumentar a balbúrdia. Como assim a Globo escolheu Fernanda, uma "nepobaby" de apenas 650 mil seguidores, em vez de Vanessa Lopes, com seus 15 milhões.

Era uma bravata, uma sacanagem. Mas vivemos na era do telefone sem fio e o negócio tomou proporções pitorescas. Replicado de maneira mal contextualizada por uma infinidade de perfis de fofoca, foi recebida por parte do público como se fosse uma reivindicação real.

O setor artístico tem discutido a presença de influenciadores em filmes e novelas. Veteranos reclamam da falta de oportunidade por causa da escassez de seguidores nas redes sociais. O chiste ajudou a formar a tempestade perfeita.

Mas ainda era um chiste. E Vanessa Lopes teve que vir às redes sociais para rechaçar qualquer relação com o suposto fã-clube, que não é fã-clube, apenas uma conta espertinha de Twitter que havia ganhado alguma projeção durante sua passagem pelo BBB 24.

"Sobre as últimas notícias relacionadas a comparação absurda que criaram com o meu nome e da Fernanda Torres, quero deixar claro que o perfil que tem publicado não é meu fã clube, nem conhecido por mim e minha equipe. Aliás é um perfil que há um tempo cria postagens com esse tom de comparações sem fundamento relacionadas ao meu nome, comparações essas que não concordo", abria o comunicado.

"Para reforçar a todos: não aceito qualquer tentativa de rivalidade que alguns usuários da internet queiram promover, é importante sabermos da responsabilidade das redes sociais." Esse ponto é especialmente relevante, dado que foi um dos pilares da participação de Vanessa no reality -a busca pela não-rivalidade.

Continua após a publicidade

"Cada um de nós tem seu talento e carreira. A Fernanda Torres é uma mulher que contribui de forma grandiosa para a arte brasileira e a respeito muito", encerra. A influenciadora precisou se posicionar, pois o mal-entendido bizarro estava servindo de munição contra ela, que estava quietinha no canto dela.

São tempos difíceis para qualquer subjetividade. A máquina da comunicação parece operar apenas nos graus mais superlativos. As linhas tênues que outrora fascinavam e ajudavam a refletir sobre o tempo em que vivemos hoje são insistentemente borradas e depois apagadas. E isso por si só já diz muito sobre os tempos atuais.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.