Chico Barney

Chico Barney

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Em mundo pós-capitalista, influenciadores precarizam e angustiam atores

A presença de Armando Babaioff no Sem Censura dessa semana levantou uma polêmica sobre a presença de influenciadores na dramartugia.

Alice Wegmann compartilhou a fala de Babaioff e fez uma reflexão sobre a atual geração precisar ser "formada em Instagram", além de em suas profissões.

Chico Barney diz que esse debate não é recente. "Vejo uma angústia (...) além do contexto dos atores. Todos os meios estão sendo influenciados com essa realidade. É uma questão que o pós-capitalismo apresenta a todos nós: essa precarização de tudo; da pessoa não ter mais uma estabilidade de seu emprego".

Segundo o comentarista, os modelos de contratos — especialmente de atores — mudaram e penalizaram algumas profissões.

Lucas Pasin acrescenta que atualmente até médicos são medidos por seus "números no Instagram". "É importante falar sobre isso e destacar que não é uma crítica direta a ninguém, mas a um sistema", diz.

Existir na internet é questão mercadológica

Por outro lado, influenciadores de maior destaque conseguem "furar a bolha" em algumas produções de TV e trazer mais destaque para elas, opina Chico Barney. "Existe a questão mercadológica, da pessoa precisar existir na internet de algum jeito", diz.

Lucas Pasin diz que é preciso reconhecer que as redes sociais movimentam muito dinheiro e cita Rafa Kalimann. "Os números trazem valor para um consultório, uma marca (...) Não dá para exatamente criticar, o mercado vai se atualizando. Agora, ele pede isso", diz. "Acho importante que todo mundo se dedique um pouco às redes, a gerar seu conteúdo e pensar nisso como forma de negócio".

  • Assista à íntegra do Central Splash:
Continua após a publicidade

LIVES

  • Chico Barney, Kerline, Leão Lobo e mais colunistas estão na cobertura especial de famosos e realities no YouTube e nas redes sociais. De segunda a sexta, são três programas ao vivo no YouTube, além de muito conteúdo no Instagram e Tik Tok.

Confira os horários da programação:
10h - Central Splash com Chico Barney, Bárbara Saryne e Lucas Pasin
13h - Splash Show com Yas Fiorelo e Leão Lobo
18h - Central Splash com Dieguinho Schueng e Kerline Cardoso

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes