Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Ganhar seguidores pode ser quase tão importante quanto ganhar medalhas

Esta é a versão online da newsletter Splash TV. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso à newsletter Splash TV. Confira.

A CazéTV está fazendo uma transmissão bastante divertida dos Jogos Olímpicos de Paris. Tem as pensatas de Fernanda Gentil, as denúncias de Pedro Scooby com filtro do Instagram, a espirituosidade de Casimiro Miguel, vários especialistas e ótimas narrações.

Mas faço questão de destacar aqui uma iniciativa que é surpreendentemente simples, mas genial: o canal está incentivando seus telespectadores a seguirem os protagonistas brasileiros de cada modalidade. Só nos últimos dias, garantiu um novo séquito para o Bala Loka, da BMX, e também a espetacular equipe de ginástica artística.

Para a CazéTV, a ideia ajuda a posicioná-los com ainda mais força enquanto representantes da internet, a galera que fala a língua da internet, os nativos digitais da transmissão olímpica. Como marketing é muito esperto.

Mas é melhor ainda para os atletas. Muitos esportes, inclusive os supracitados, costumam ter um pico de atenção em momentos bem específicos do calendário. Trazer mais gente para suas bases orgânicas de seguidores permite que possam ampliar os horizontes e enveredar, inclusive, por outros caminhos, como o da publicidade.

Vivendo sob o signo do capitalismo tardio, esse é um ativo buscado por profissionais de todos os campos do conhecimento humano. No aspecto comercial e financeiro, a popularidade na internet pode trazer uma satisfação parecida com a de uma medalha olímpica.

Veja, por exemplo, toda a discussão a respeito do período posterior ao BBB para seus participantes. Nem sempre o campeão é quem fatura mais depois que o programa acaba.

A necessidade ou a importância disso dentro do esporte pode levantar uma miríade de discussões muito interessantes. De qualquer forma, não deixa de ser uma alegria ver ídolos em ascensão ganhando cada vez mais relevância nas redes sociais —oriundos de outras modalidades para muito além do futebol.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes