Topo

Histórico

Fefito

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

"BBB 22": Gustavo tem razão; desagradará muita gente, melhor ficar de fora

Colunista do UOL

09/02/2022 23h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Globo anunciou durante o "BBB 22" os dois integrantes da Casa de Vidro, que surgirão no jardim do reality show nesta sexta-feira (11). Larissa, blogueira pernambucana, parece uma figura divertida de acompanhar. Já Gustavo, bacharel em direito do Paraná, aparenta ser exatamente o que o Brasil NÃO precisa no momento.

Pelo vídeo de apresentação, o loiro se define como hétero top. Mas ele não precisou fazer um teste como Lucas, para descobrir isso. "O hétero top hoje, pintado pela Lacrolândia, é uma pessoa branca, bem-sucedida. Eu tenho orgulho de ser hetero top no meu conceito: sou hétero e me considero top", afirmou, humilde, na vinheta de apresentação. Ocorre que "lacrolândia" é um termo muito usado por entusiastas da extrema direita para atacar minorias que lutam por direitos equânimes ou problematizem falas preconceituosas.

Não bastasse isso, Gustavo afirma que é "justiceiro", "fala as coisas que os amigos não têm coragem" e "pelos pontos de vista é um cara polêmico". Esse discurso sinaliza não apenas em que Gustavo votou - direito legítimo, ainda que criticável -, mas aponta também para um sistema de crenças conservador e simpatizantes de ideias que, no momento em que o Brasil está, não precisam ser replicadas em rede nacional.

Sim, o "Big Brother Brasil" desesperadamente precisa de treta. Mas ver determinadas ideias propagadas na televisão em nome de briga pode não ser a melhor escolha. Coitada de Larissa, que terá sua entrada na casa mais vigiada do país a de Gustavo. Pelo bem maior, talvez seja melhor que fiquem de fora do jogo.