Topo

Histórico

Fefito

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Vida de Jorge Lafond, a Vera Verão, será transformada em musical

Jorge Lafond terá a vida levada para os palcos - Reprodução
Jorge Lafond terá a vida levada para os palcos Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

14/03/2022 11h42

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um dos maiores ícones LGBTs dos anos 90, Jorge Lafond (1952-2003) terá a vida transformada em um musical.

A produção do espetáculo, que se chamará "Jorge Para Sempre Verão" e é definido como "não-biográfico", acabou de abrir testes para encontrar seu protagonista. É preciso que seja "um ator negro, retinto, maior de 21 anos, com noções de canto e dança". As inscrições ficarão abertas até o dia 20.

O texto da peça ficou a cargo de Aline Mohamad e Diego Mesquita. A direção é de Rodrigo França, dramaturgo famoso também por ter participado do "BBB 19".

Intérprete da personagem Vera Verão no programa "A Praça É Nossa", do SBT, morreu há 19 anos, vítima de problemas cardiorrespiratórios.

Formado em artes cênicas e em educação física, o carioca chegou a trabalhar como mecânico e tentou por muito tempo disfarçar sua homossexualidade. "Eu fazia a linha menininho, bonitinho e comportado. Depois de velho, eu chutei tudo", brincou, em entrevista ao programa de Elke Maravilha (1945 - 2016) no SBT, em 1993. Encontrou-se na dança, que o levou a viajar o mundo e, posteriormente, à Globo, onde integrou o corpo de bailarinos do "Fantástico", em 1974.

Depois do programa dominical, vieram participações em "Viva o Gordo", um personagem em "Sassaricando" (1987) e o papel fixo no elenco de "Os Trapalhões". O Soldado Divino, primo de Mussum (1941-1994), ocupou parte do espaço deixado por Zacarias (1943-1990) e rendeu boas risadas no quartel do Sargento Pincel (Roberto Guilherme). Tanto que, por causa dele, recebeu convite do SBT para "A Praça É Nossa", onde se consagraria como Vera Verão. Na época do lançamento da segunda "Casa dos Artistas", foi o nome mais pedido pelo Brasil inteiro para ser confinado. Acabou barrado.

Certamente sua história teria outros rumos hoje em dia.