Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Apesar de discreta, Rainha Elizabeth teve a vida tão devassada quanto Diana
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Muito se fala sobre a terrível perseguição da imprensa à princesa Diana, que culminou em sua trágica morte, mas a devassa na vida privada não foi exclusividade da ex-esposa de Charles. Avessa aos holofotes, a Rainha Elizabeth teve a vida igualmente devassada pela mídia britânica e mundial. Depois de herdar o trono ainda jovem, em um tempo essencialmente machista, a monarca passou a ter cada passo vigiado de perto. Talvez por isso tenha optado por uma vida mais discreta. Ainda assim, não se viu livre de escândalos, mesmo quando não estava no centro deles.
O fato de falar pouco sobre a vida pessoal a tornou, aos olhos de muitos, uma mulher controladora, estereótipo fácil de se recorrer quando se trata de figuras femininas poderosas. Ainda que estivesse usando roupas modestas numa casa de campo, passava a ser encarada como alguém que determinava o futuro de sua família. De certa maneira, não deixa de ser verdade, caso do relacionamento interrompido de Charles e Camilla Parker Bowles na virada dos anos 80. Ao mesmo tempo, muito do que se sabia sobre a rainha era parte de especulações ou narrativas de outras pessoas.
O auge da devassa em sua vida privada deu-se quando a princesa Diana decidiu pedir o divórcio. Após sua morte, o pronunciamento de Elizabeth, antes não programado, era esperado avidamente. Ao contrário de muitas celebridades, a monarca pôde testemunhar a maneira que sua vida seria contada pela história e pelo entretenimento com diversas produções como "A Rainha" e "The Crown". Nem sempre considerou justas tais adaptações de sua vida, mas o fato é que tamanho interesse por seu cotidiano só mostra o quanto era apertada a gaiola na qual passou toda uma existência, atrelada a valores tão antigos - e questionados por muitos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.