Topo

Histórico

Fefito

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Que tipo de influência têm os influenciadores de 'A Fazenda'?

A Fazenda: Deolane, Pétala e Vini já mostraram comportamentos desaprovados pelo público - Reprodução/Record
A Fazenda: Deolane, Pétala e Vini já mostraram comportamentos desaprovados pelo público Imagem: Reprodução/Record

Colunista do UOL

17/10/2022 17h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

De olho na repercussão nas redes sociais, nos últimos anos "A Fazenda" tem escalado seus elencos recorrendo às figuras dos influenciadores digitais. Nesse ano, não são poucos: Deolane Bezerra, Pétala Barreiros, Bia Miranda, Ruivinha de Marte são alguns deles. Até mesmo ex-participantes de reality shows e atores se se intitulam como tal, caso de Vini Buttel, Shayan Haghbin, Kerline Cardoso e Thomaz Costa.

O conceito de influenciador pode ser bem elástico atualmente. Há quem ache que, por usar as redes sociais, por si só já tenha esse ofício. Com milhões seguidores, muitos pensam que basta ostentar uma vida luxuosa e vender vitamina para cabelos afirmando que ela age contra o coronavírus, algo não recomendado por médicos. Tem sido cada vez mais comum questionar do que se trata tal influência.

Nesta segunda-feira (17), uma suposta tentativa de suicídio de Thomaz Costa em "A Fazenda" repercutiu bastante. Entre os comentários feitos sobre o assunto estão frases como "Quem quer se matar, se mata", dita por Deolane, "É sério isso? Por que não pede para sair então?", proferida por Pétala. Elas não apenas indicam uma grande falta de empatia e preocupação, como acabam por repercutir de um jeito muito ofensivo e destrutivo aqui fora.

Elas não foram as únicas. Já houve LGBTfobia, machismo, gordofobia, xenofobia. Nada disso foi rebatido ou punido pela direção do programa. Uma ameaça de uso de arma de fogo após o confinamento foi feita. Nada disso pode ser considerado entretenimento. Pelo contrário.

Numa edição com brigas, truculência e ameaças pesadas, não há necessidade de ativar gatilhos tão delicados. Ao não mostrar o mínimo de compaixão com o que supostamente ocorreu, os peões minimizam uma questão seríssima. Que tipo de influência têm esses influenciadores que se resumem a basicamente tentar humilhar a todos ao seu redor? A quem estamos considerados famosos, exemplos a seguir? Assistir a esta temporada pode ser bem nocivo para quem anda fragilizado.