Topo

Histórico

Fefito

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com nova denúncia, Caco Barcellos mostra que bom jornalismo é fundamental

Caco Barcellos apresenta "Profissão Repórter" - Reprodução / Internet
Caco Barcellos apresenta "Profissão Repórter" Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

02/11/2022 11h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No ar como programa fixo desde 2008, o "Profissão Repórter" tem uma razão clara pela qual se mantém firme e forte na grade da Globo: o bom jornalismo praticado por Caco Barcellos, mentor dos jovens repórteres que saem às ruas em busca de boas histórias. Ora comovente, ora contundente, a atração coleciona um grande número de denúncias sérias que foram investigadas. No episódio desta semana, mais uma vez, o jornalístico exibiu um material de deixar muita gente boquiaberta.

Na cidade de Coronel Sapucaia, em Mato Grosso do Sul, Barcellos e sua equipe flagraram um galpão repleto de moradores, que tinham de dar nome, documento e telefone, para uma reunião no centro cultural. Quando perguntada, boa parte das pessoas saía pela tangente, dizendo apenas tratar-se de uma reunião sobre o Auxílio Brasil, programa de complemento de renda do atual governo. Claramente incomodados, organizadores não conseguiam disfarçar o constrangimento: ali, parecia ocorrer assédio eleitoral promovido pela prefeitura, com o objetivo de direcionar votos para Jair Bolsonaro, então candidato à presidência.

Barcellos ouviu moradores, vizinhos, organizadores, assessores e chegou até mesmo ao prefeito do município, que tentou a todo momento desconversar, protegido por funcionários. Em tempos de tanta mentira espalhada em redes sociais, ver o processo de construção de uma notícia tão escandalosa como esta é não só bom entretenimento como uma prestação de serviço fundamental. Sem cerimônia, entrou no espaço público e fez as perguntas que tinham de ser feitas, respeitosamente, mas de modo firme. Foi combativo quando ameaçado.

O "Profissão Repórter" precisa ter vida longa, mas mais do que isso. Precisa virar exemplo para outras produções e também outras emissoras. Mais do que boas histórias, denúncias bem fundamentadas são necessárias para mostrar a realidade como de fato é. Caco Barcellos segue dando aulas em rede nacional. Que sorte a nossa.