Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Sobrarão veteranos na Globo?
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Somente nesta semana, a Globo dispensou nomes como Fernanda Montenegro, Edney Silvestre e Maria Adelaide Amaral. A atriz, o repórter e a autora se juntam ao time cada vez mais numeroso de profissionais que perdem o privilégio de contrato fixo com a emissora. Todos poderão voltar a trabalhar eventualmente na empresa, desde que "por obra".
O que a saída de medalhões como estes mostra é que ninguém está imune à nova política de contenção de gastos do canal, que se mostrou disposto a abrir mão até mesmo do passe da principal artista brasileira, indicada inclusive ao Oscar. Aos poucos, a Globo vai virando um celeiro de novos rostos, em grande maioria jovens. A renovação, claro, é importante, mas abrir mão da experiência pode trazer prejuízos.
Nomes como os recentemente dispensados pela emissora conferem credibilidade às suas produções, além de terem soluções mais pragmáticas para problemas práticos - no caso dos jornalistas, uma virtude indispensável - para comunicar de maneira simples. Do jeito que tudo tem se encaminhado, a impressão que fica é a de um esvaziamento maior do que o planejado. Resta saber se haverá consequências futuras para tamanho desapego ao talento e apego aos cortes financeiros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.