Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Os melhores de 2022
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Último dia do ano e a coluna resolveu fazer uma retrospectiva dos melhores deste 2022. Vamos aos eleitos.
MELHOR NOVELA: "PANTANAL"
O remake da produção da TV Manchete se mostrou uma aposta acertada da Globo. Em tempos de streaming, conseguiu deixar todos na frente da tela ao mesmo tempo e virou objeto de discussão nas redes sociais. Além do mais, as imagens eram deslumbrantes e atuações acertadíssimas.
MELHOR AUTOR: JOÃO EMANUEL CARNEIRO
Difícil entender porque a Globo não exibiu a primeira parte de "Todas as Flores" na TV aberta e a reservou apenas para o streaming. A novela mostra João Emanuel Carneiro em grande fase, com uma história robusta e texto impecável. O autor de "Avenida Brasil" acertou mais uma vez.
MELHOR ATOR: OSMAR PRADO
Sua atuação como o Velho do Rio, em "Pantanal", era de arrepiar qualquer um que passasse mais que cinco minutos assistindo à novela. Sensível, intensa, visceral e melancólica. O ator, que estava fora das novelas há alguns anos, provou que a Globo estava desperdiçando seu talento.
MELHOR ATRIZ: ISABEL TEIXEIRA
Isabel conseguiu o feito de fazer uma personagem coadjuvante praticamente a protagonista de uma novela das nove. Maria Bruaca virou febre nas redes sociais graças à sua atuação cheia de camadas, empatia e sensibilidade. Virou um símbolo de empoderamento feminino.
MELHOR FILME E DIRETOR: "PALOMA", DE MARCELO GOMES
O diretor de "Cinema, Aspirinas e Urubus" arrasa muito em um filme estrelado por uma travesti (a maravilhosa Kika Sena) que enfrenta um mundo heteronormativo e hostil quando pretende apenas casar e criar a filha em país.
MELHOR MÚSICA E MELHOR DISCO: "VERMELHO" E "LADY LESTE", DE GLORIA GROOVE
Este foi um ano para lá de vitorioso para a drag queen. Todas as músicas do álbum "Lady Leste" são um fervo para as pistas. E "Vermelho" ganhou significados múltiplos em um ano eleitoral.
MELHOR CANTOR: JOHNNY HOOKER
O Brasil precisa descobrir de maneira mais ampla esse pernambucano que fez de seu disco, "ØRGIA", uma produção tão sofisticada quanto os ótimos "Coração" e "Eu Vou Fazer Uma Macumba Pra Te Amarrar, Maldito!".
MELHOR CANTORA: MARINA SENA
Não se pode negar que só ela nas paradas da MPB e pop brasileiros. "Por Supuesto" virou um hit que furou bolhas e várias de suas músicas viralizaram.
MELHOR DESCOBERTA MUSICAL: RACHEL REIS
País com grande vocação para cantoras, o Brasil ganhou mais uma voz incrível. Impossível não balançar muito ao sim de "Maresia", por exemplo.
MELHOR PROGRAMA: "LADY NIGHT" E "CALDEIRÃO"
O programa de entrevistas de Tatá Werneck no Multishow segue entregando muito entretenimento e merece temporadas mais longas - embora tenha anunciado um hiato neste ano. Já vitoriosa na era Luciano Huck, a atração ficou ainda mais divertida depois de reformulada com a chegada de Marcos Mion.
MELHOR APRESENTADOR: MARCOS MION
Impossível não reconhecer o quanto o apresentador tem mudado o jeito de fazer programa de auditório. Mion conseguiu reinventar um programa bem sucedido e imprimir uma marca própria.
MELHOR REALITY: "CASAMENTO ÀS CEGAS 2"
Os episódios ainda nem chegaram ao fim e o programa já entregou discussões sobre gordofobia, machismo e muita polêmica. Além de ser muito bem dirigido.
MELHOR SÉRIE: "RUPTURA", DA APPLE+
Disruptiva, a produção de ficção científica traz uma boa reflexão sobre o mundo corporativo e os caminhos que ele tem tomado.
MELHOR MINISSÉRIE: "WHITE LOTUS", DA HBO
A segunda temporada da produção conseguiu o feito de ser ainda melhor que a primeira. Destaque para as atuações impecáveis de Aubrey Plaza e Jennifer Coolidge.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.