Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Crescimento de protagonismo negro na Globo é fruto de pacto com a ONU
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Nos últimos anos é impossível não perceber: a diversidade aumentou consideravelmente na tela da Globo. A representatividade LGBTQIAP+ e, especialmente, negra tem surgido com maior constância nas produções do canal. E isso não ocorre por acaso.
Há dois fatores que explicam o aumento do protagonismo preto nas novelas, no jornalismo e em reality shows. O primeiro é um compromisso assumido pela emissora, em 2020, ao assinar o Pacto Global pela Equidade Racial da Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto procura engajar empresas e organizações na adoção de vários princípios nas áreas de direitos humanos, especialmente em questões étnicas e de gênero.
Com isso, explica-se porque no jornalismo aumentou o número de repórteres negros, assim como nas novelas, que passaram a ter elenco cada vez mais diverso. Neste ano, por exemplo, pela primeira vez, as três principais tramas da Globo terão protagonistas pretos.
O segundo fato se aplica no mundo dos reality shows. A explicação vem por ordem da Endemol, produtora dona de formatos como o BBB. Há três anos houve uma ordem para que todos os seus programas ao redor do mundo contem com metade do elenco diverso em questões raciais e de gênero. Não por acaso o BBB 23, neste ano, tem 50% do seu time formado por pessoas pretas. Um enorme avanço se comparado às primeiras edições do formato.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.