Topo

Histórico

Fefito

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

O que explica o sucesso de Amanda no BBB 23?

BBB 23: Amanda é uma das favoritas do jogo - Reprodução/Globoplay
BBB 23: Amanda é uma das favoritas do jogo Imagem: Reprodução/Globoplay

Colunista do UOL

30/03/2023 13h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Faltando menos de um mês para a final do BBB 23, o jogo parece seguir sem um favorito definido, mas, nas redes sociais, há quem aponte para um crescimento exponencial da torcida de Amanda. Apesar de não ter uma trajetória cheia de reviravoltas ou estratégias ousadas, a médica intensivista conta com um séquito gigantesco de seguidores, sempre disposto a defendê-la com unhas e dentes, como antes faziam os cactos com Juliette e os pãezinhos com Arthur Aguiar.

O que explica, no entanto, o sucesso de Amanda no reality show da Globo, sendo que ela não esteve envolvida nas principais jogadas ou brigas da casa? Ao contrário de seus rivais, que entraram no programa de olho no jogo, a paranaense chamou a atenção pelo jeito estabanado com o qual dançava nas festas da atração. O que para alguns parecia forçado, para muitos soou divertido.

Também nas primeiras semanas, a amizade com Cara de Sapato tornou-se uma paixão platônica na visão de parte da audiência. Um casal que nunca esteve perto de acontecer, num mundo de narrativa fantasiosa das redes sociais, virou um enlace romântico impedido de ocorrer por causa da expulsão do lutador.

A popularidade de Amanda pode ser atribuída ao fato de ela estar numa casa com menos pessoas carismáticas e mais orientadas pela estratégia, mas também por ter virado alvo de uma narrativa alternativa muito bem criada pelas redes sociais. A loira cresceu no vácuo da falta de humor desta temporada e, mesmo sem ter grandes momentos, parece ter deixado sua torcida presa nas primeiras semanas do jogo.