Topo

Histórico

Fefito

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Caravana das Drags diverte, mas derrapa e está longe de ser novo Drag Race

Xuxa Meneghel e Ikaro Kadoshi apresentam o Caravana das Drags - Divulgação/Amazon Prime Video
Xuxa Meneghel e Ikaro Kadoshi apresentam o Caravana das Drags Imagem: Divulgação/Amazon Prime Video

Colunista do UOL

17/04/2023 14h11

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando foi anunciado que Xuxa Meneghel apresentaria um reality show com drag queens não demorou para que comparações com "RuPaul's Drag Race" fossem traçadas. O projeto, no entanto, era outro: ao lado de Ikaro Kadoshi, referência no segmento, a Rainha dos Baixinhos foi escalada para comandar o "Caravana das Drags", projeto original da Amazon Prime Video. A julgar pelos três primeiros episódios, a atração está longe de empolgar como o programa de RuPaul, mas consegue promover momentos divertidos. O formato, aliás, composto por dois desafios por vez, acaba por lembrar a atração americana.

Há dois grandes problemas em "Caravana das Drags": a montagem e a falta de aprofundamento na história dos personagens. No que diz respeito à edição, looks e participações das candidatas ao título de Soberana da Caravana são mostrados de maneira rápida e atabalhoada. No primeiro episódio, por exemplo, a dublagem com direito a bate-cabelo é pouco exibida e não há tempo suficiente para comparar as performances.

O mesmo pode se dizer sobre os bastidores com as drags. Por vezes, Ikaro aparece mais que as participantes. Ele, de fato, é um excelente comunicador, mas um reality show de competição é feito com base em material humano e o pouco que se vê das concorrentes nos capítulos já disponibilizados parece forçado por roteiro e feito de maneira pouco orgânica.

Ainda assim, há bons momentos, como ver Xuxa vestida de drag - e batizada como Morgana Sayonara - e interagindo com os participantes. "Caravana", no entanto, merecia maior cuidado em sua finalização, até mesmo para criar expectativa para uma segunda temporada. Mesmo com problemas, é importante ressaltar, todo e qualquer projeto que celebre a diversidade e tenha discurso positivo sobre respeito e aceitação é muito bem vindo.