Topo

Histórico

Fefito

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Domitila eliminada: Nem sempre é preciso ganhar o BBB para sair vencedora

Colunista do UOL

18/04/2023 23h46

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A surpreendente eliminação de Domitila Barros do BBB 23, após ter sobrevivido a múltiplos paredões, diz muito sobre o estado do jogo no atual momento. Na temporada em que mais se discutiu questões raciais, a pernambucana é mais uma participante preta eliminada consecutivamente. Embora tenha sucumbido à organização das torcidas de Larissa e Amanda, Domitila ganhou uma popularidade enorme. E, se foi em busca de visibilidade para seus projetos sociais no Recife, pode considerar sua missão cumprida com louvor.

No BBB, nem sempre quem sai campeão vence de fato. No ano passado, por exemplo, Jade Picon, Douglas Silva, Linn da Quebrada e Pedro Scooby tiveram carreiras muito mais profícuas que Arthur Aguiar, que levou para casa o prêmio de R$ 1,5 milhão. Todos fizeram novelas, filmes e campanhas publicitárias para marcas grandes. Ganharam o dinheiro que pretendiam faturar no confinamento aqui fora. Grazi Massafera, Sabrina Sato, Juliana Alves e tantas outras estrelas bem-sucedidas no mundo artístico também deixaram a competição antes do final. O mesmo deve ocorrer com Domitila, que sai com sua imagem fortalecida do programa na Globo.

Feminista, de opiniões fortes, empoderada, a Miss Alemanha tem futuro promissor nas redes sociais e provavelmente virará uma figura querida do mercado publicitário. Mas, além disso, será sempre lembrada com carinho por grande parte do público. No BBB 21, que teve Juliette como grande vencedora - e justamente -, Tiago Leifert, então apresentador, questionou Gil do Vigor, antes de sua eliminação: "Quando vale entrar para a história?". Nesta temporada Domitila fez uma história linda. E sairá como campeã moral. Ela não ganhou, mas venceu.