Topo

Histórico

Fefito

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Aliada LGBT: Antes mesmo das novelas, Rita Lee exibiu beijo gay em clipe

Rita Lee  -  Reprodução
Rita Lee Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

10/05/2023 13h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Antes mesmo de a questão virar um tabu a ser discutido nas novelas, o beijo homoafetivo foi trazido à tona por Rita Lee em um de seus videoclipes mais polêmicos. Em "Obrigado, Não", a cantora colocou dois militares se beijando na boca como forma de subversão. O ano era 1997, antes mesmo da virada do milênio, e o assunto, claro, causou controvérsia.

A letra trata de temas polêmicos como aborto e drogas. "Quanto mais proibido, mais faz sentido a contravenção", diz a letra da música, que ainda brinca: "Casamento gay além de opção, é controle de população".

Na época, a MTV Brasil transmitiu o clipe por diversas vezes, sem censura, e a Globo o mostrou no "Fantástico", mas setores da sociedade além de terem criticado a produção, tentaram restringir o horário de exibição do videoclipe.

O que "Obrigado, Não" mostra é que Rita Lee, além de controversa, era vanguardista e destemida. Demoraria pelo menos mais uma década para que esse tabu fosse quebrado na televisão, por meio das novelas. Em entrevistas, a cantora já declarou preferir estar junto da diferença e não entender o preconceito contra LGBTs. A seu modo, mostrou uma grande aliada da causa e da luta pela igualdade de direitos.