Topo

Histórico

Fefito

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Fora do RPM, Luiz Schiavon fez história no Domingão e nas Videocassetadas

Luiz Schiavon, diretor musical do Domingão do Faustão, morre em São Paulo - Odival Reis / Diario S.Paulo / Agência O Globo
Luiz Schiavon, diretor musical do Domingão do Faustão, morre em São Paulo Imagem: Odival Reis / Diario S.Paulo / Agência O Globo

Colunista do UOL

15/06/2023 13h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não foram poucas as brigas envolvendo Luiz Schiavon e os integrantes do RPM, uma das maiores bandas de rock dos anos 1980 no Brasil. Apesar de tentativas de voltas, os conflitos persistiram e não permitiram a continuidade do grupo, que tentou retornos até mesmo em parceria com a antiga MTV Brasil.

Donos de sucessos como "Rádio Pirata" e "Olhar 43", os músicos marcaram uma geração inteira, que seguiu torcendo para que todos resolvessem suas diferenças e dessem mais uma chance a composição de novos hits.

Por causa de tantos hiatos, integrantes do RPM acabaram marcando gerações de modos distintos. No caso de Luiz Schiavon, que morreu nesta quinta, aos 64 anos, não foi diferente. Durante boa parte dos anos 2000, o músico fez história na televisão à frente da banda do Domingão do Faustão. Na Globo, não foram poucos os improvisos no palco do dominical, a pedido de Fausto Silva, entre 2004 e 2010. Sempre que alguém precisava cantar ao vivo, de surpresa, ele fazia o acompanhamento com arranjos e melodia.

A parceria de Schiavon e o programa, aliás, é antiga, uma vez que foi ele o autor da música que introduzia as Videocassetadas nos últimos anos, cujos versos diziam "Sorria, tire a tristeza dessa cara, celebre que o tempo não para, o bom da vida é ser feliz", escritos em parceria com Luciana Cardoso, esposa de Faustão. Schiavon deixou o Domingão há 13 anos, mas seguiu sendo lembrado por sua participação na atração. Na música brasileira, deixou sua marca inegável.