Topo

Flavia Guerra

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Will Smith: 1º filme após tapa em Oscar é o 'mais difícil que já fiz'

Colunista do UOL

09/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Este foi o filme mais difícil que já fiz. E quando faço um filme como este, a esperança é que por meio do entendimento, por meio da representação, que ninguém do público será capaz de se sentar na plateia do cinema e não sentir uma centelha de compaixão e empatia. Por meio do esclarecimento destas confusões históricas, a gente vai conseguir avançar no esvaziamento dessas retóricas de ódio que estão acontecendo por meio das vozes de ignorância de todos os lados", disse Will Smith em conversa com Splash sobre seu novo filme, "Emancipation - Uma História de Liberdade", que estreia mundialmente nesta sexta, dia 9, na Apple TV+ .

Esse é o primeiro filme que Will Smith lança desde o tapa que deu em Chris Rock durante a cerimônia do Oscar neste ano, após uma piada do humorista a respeito da doença da mulher do ator, Jada Pinklett-Smith. Will Smith concedeu entrevista a Splash com a condição de falar apenas de "Emancipation".

Estrelado e produzido por Will Smith, o longa tem direção de Antoine Fuqua ("Dia de Treinamento", "O Protetor ") e é o primeiro projeto do ator a estrear desde o incidente no Oscar deste ano, quando ele deu um tapa no ator e humorista Chris Rock.

Desde então, Will tem se mantido discreto e saiu de sua reclusão para divulgar o filme que conta a história real de Peter (Smith), um homem escravizado que lutou por sua liberdade. Em plena Guerra Civil norte-americana (1861- 1865), ele escapou da escravidão fugindo do Sul, onde os Estados Confederados defendiam o sistema escravocrata, para lutar pelo exército da União no norte, que defendia a abolição. Na época, o então presidente Abraham Lincoln declarou a "Emancipação" (ou a Emancipation Proclamation), de 1° de janeiro de 1863, que previa que todas as pessoas escravizadas nos "estados rebeldes" seriam livres a partir de então.

Ao saber da notícia e entender que os escravizados que lutassem ao lado dos soldados da União ganhariam a liberdade, Peter decidiu fugir do duro trabalho que realizada na construção de uma estrada de ferro no sul dos EUA. Fugindo de caçadores sádicos que o perseguiram pelos pântanos da Louisiana, Peter tinha sua fé inabalável e seu amor por sua família para ter forças para seguir em uma jornada infernal.

O ponto de partida para a criação do roteiro foram as fotos reais que, em 1863, registraram o horror das cicatrizes que "Peter chicoteado "(Whipped Peter) carregava nas costa. Tiradas durante um exame médico do Exército da União, as imagens foram publicadas na revista Harper's Weekly e uma destas fotos, que ficou famosa como "As Costas Açoitadas" (The Scourged Back), escancarou ao mundo, ao mostrar as costas nuas de Peter mutiladas pelas chicotadas de seus escravizadores, o quão absurda era a lógica da escravidão, causando comoção mundial e contribuindo para que a oposição pública ao sistema escravocrata.

"A combinação de ignorância e medo cria o que sabemos e pensamos como o mal. O conceito de maldade é quase exclusivamente ignorância misturada com medo. E sinto que o único antídoto para ser capaz de criar algum tipo de empatia através da compreensão. Então, para mim, quando faço um filme como este, a esperança é que por meio do entendimento, por meio da representação", acrescentou Will Smith sobre "Emancipation - Uma História de Liberdade".