Topo

Flavia Guerra

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sem sexo explícito? Almodóvar surpreende com erotismo entre cowboys gays

Colunista do UOL

17/05/2023 14h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Nunca houve um faroeste que tratasse assim deste tema", cravou um seguro Pedro Almodóvar sobre como seu novo filme, o curta "Extraña Forma de Vida" (em tradução livre, "Estranha Forma de Vida"), exibido nesta quarta (17) no Festival de Cannes, em sessão única, concorrida e que teve direito a tumulto e protesto na entrada, quando profissionais do mercado, jornalistas ficaram de fora, mesmo tendo ingresso, devido à superlotação da sala Debussy, a segunda maior e mais importante do evento.

Sobre a originalidade do filme estrelado por Ethan Hawke e Pedro Pascal, o cineasta espanhol falava mais especificamente da forma como o desejo entre os dois cowboys é vivido. Não há cenas explícitas como em filmes que se tornaram referência como "Brokeback Mountain" (de Ang Lee, vencedor do Oscar de melhor direção), mas a forma franca, erótica, que exploram detalhes, como uma conversa na saída do banho em que se intui que os dois estão nus, toques e até mesmo a arrumação de uma cama depois da noite de sexo dão a "Estraña Forma de Vida" um tratamento único para o tema no cinema.

"Há 'Brokeback Mountain', um grande filme, há também "First Cow", da Kelly Reichardt, a sexualidade de "Power of Dog"("Ataque dos Cães", de Jane Campion, Oscar de direção em 2022), mas abordam de outra forma o tema. E os personagens deste filme ("Ataque dos Cães") não falam nunca e não se beijam. Estamos em 2023 e não há um filme deste gênero que fala deste tema. É isso que me interessa, que eu queria fazer", comentou o cineasta espanhol durante o Rendez-Vouz, encontro tradicional que ocorre em toda edição de Cannes com algumas personalidades do cinema, ocorrido após a sessão do curta, que no Brasil vai ser exibido na Mubi, ainda sem data de estreia.

Questionado sobre as escolhas de abordagem, linguagem e estilo, Almodóvar comentou que a primeira escolha era não fazer um filme anacrônico, mas sim contemporâneo, ainda que explorando um dos gêneros mais masculinos e clássicos do cinema como o western. "Fiz um western "a mi manera. Não era um spaghetti western (como os do mestre do gênero, o italiano Sergio Leone), mas sabia que ia ser um western com meu estilo."

Sobre a escolha de não mostrar cenas de sexo mais explícitas, mas explorar o erotismo e o desejo nos detalhes, diálogos e no tom, Almodóvar arrancou palmas e risos da plateia. "Há cenas de sexo explícito em vários filmes meus, mas quanto mais passa o tempo tenho menos vontade, tenho preguiça. Quero tratar do sexo de forma diferente."

Por diferente, entenda-se principalmente por meio da palavra. "Queria explorar o tema do sexo por meio das palavras. Eles [Ethan e Pedro] falam frases muito simples, mas dizem de uma forma extremamente sensual. Há sempre uma tensão erótica entre eles", completou o cineasta espanhol.

Talvez mais que o erotismo é o cotidiano que faz de "Extraña Forma de Vida" um filme único. Afinal, como disse o cineasta, "em nenhum filme de faroeste vocês viram dois homens arrumando uma cama."

É o cotidiano, ainda que em um dia, de um casal que ganha atenção também. "E isso é muito importante porque o ator de arrumar a cama, por parte de Jake, é como apagar o que aconteceu de noite. E por parte de Silva, ao contrário, está falando de tudo que aconteceu nesta cama."

"Era muito importante mostrar o cotidiano dos dois neste momento, mas também como o filme foi planejado. Já tinha decidido que não haveria nus neste filme. Mas quando Jake sai do banho, eu não filmei seu corpo, mas eu jogo com a imaginação do espectador, que pensa 'estão nus?' E é algo que mexe com o fato cotidiano de se vestir, mas se vestem depois de uma noite de orgia sexual. A ideia era criar esta cena em que os dois se vestem e sabem tudo que passou na noite anterior", disse Almodóvar, que já tem toda a continuação da história na cabeça.

"Jake bate em Silva e vai para o México, atrás do filho de Silva. Bem no estilo Sam Peckinpah. Silva se recupera e vai atrás de Jake. E aí há muita ação? Talvez eu deva escrever isso", afirmou Almodóvar, em tom de brincadeira, ao final, ganhando aplausos de uma plateia ansiosa por conferir um novo longa do cineasta.