Flavia Guerra

Flavia Guerra

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Seleção forte e ausência de estrelas: Veneza abre temporada do Oscar

Em meio à greve dos roteiristas, que já dura quase quatro meses, e à greve dos atores de Hollywood, a 80ª Edição do Festival de Cinema de Veneza começa nesta quarta-feira (30) vencendo o desafio de trazer um line up que mantém a tradição de ser ao mesmo tempo a abertura oficial da temporada do Oscar e o palco importante do cinema autoral e de vanguarda do segundo semestre. Salvo o filme de abertura, que teve de ser trocado depois que Luca Guadagnino retirou seu "Challengers" (estrelado por Zendaya) em solidariedade aos profissionais em greve, a seleção de Veneza 2023 conseguiu manter os títulos mais aguardados, mas sob grande incerteza sobre os astros que passariam pelo tapete vermelho do evento. Em pleno início de evento, ainda há muitas dúvidas. Um ponto é certo: confirmações de última hora são esperadas.

Além da equipe de "Ferrari", de Michael Mann, que conseguiu um acordo como SAG-AFTRA (Screen Actors Guild, o sindicato dos atores) para que Adam Driver pudesse participar do festival, outras exceções foram feitas para que filmes com produção de estúdios independentes pudessem mandar seus elencos ao evento. O SAG afirmou oficialmente que a promoção de filmes independentes ajuda a causa não só da greve como a valorização dos pequenos produtores do audiovisual. Em tempo, quem abre o festival na noite desta quarta é o italiano "Il Comandante", de Edoardo de Angelis. Há outras produções independentes que obtiveram acordos com o SAG e vão enviar seu elenco ao Lido, a ilha de Veneza onde o evento ocorre.

Adam Driver vive Enzo Ferrari "Ferrari", novo longa de Michael Mann
Adam Driver vive Enzo Ferrari "Ferrari", novo longa de Michael Mann Imagem: Divulgação

Começando pelos que prometem estar com equipes (quase) completas no festival, uma das produções mais aguardadas principalmente pelos brasileiros é o já citado "Ferrari". Dirigido pelo mestre Michael Mann, que há oito anos não lançava um novo trabalho, o longa é a cinebiografia do piloto e criador da Ferrari, Enzo Ferrari. A trama, estrelada por Adam Driver e Penélope Cruz (há indícios de que ela estará no evento), traz ainda Shailene Woodley (de "Big Little Lies") e o brasileiro Gabriel Leone no elenco. O projeto conta não só sua faceta de empreendedor, além de seu casamento com Laura Ferrari, mas também a lendária corrida de Mille Miglia, em que ocorreu um sério acidente. Leone está em uma fase Fórmula 1. Além de "Ferrari", que se passa em 1957, ele passa uma temporada na Argentina, onde filma atualmente a série "Senna", em que vive o ícone Ayrton Senna, com estreia prevista para 2024 na Netflix.

Cena de "Priscilla", novo longa de Sofia Coppola, que concorre ao Leão de Ouro em Veneza 2023
Cena de "Priscilla", novo longa de Sofia Coppola, que concorre ao Leão de Ouro em Veneza 2023 Imagem: Divulgação

Na lista dos que abrem a corrida ao Oscar, estão nomes como Sofia Coppola, que leva ao Lido, a ilha de Veneza onde o evento ocorre, seu novo filme: "Priscilla", adaptação da biografia lançada por Priscilla Presley, em 1985, "Elvis e Eu". Quem vive Priscilla é Cailee Spoeny, e Jacob Elordi (de "Euphoria") encara a tarefa de viver Elvis depois do furacão Austin Butler do longa de Paz Luhrmann. Produzido pela independente A24, o filme deve contar não só com Coppola, mas com Spoeny, Elordi e a própria Priscilla Presley em sua première.

Ainda na lista das diretoras em competição em Veneza 2023, Ava DuVernay já entra para a história como a primeira cineasta negra norte-americana a concorrer ao Leão de Ouro. "Origin", seu novo filme e primeiro em cinco anos. Em pauta, as origens do racismo nos Estados Unidos e sua relação com o sistema de castas que existe não só na sociedade norte-americana, mas em todo o mundo. No elenco, nomes como Aunjanue Ellis, Niecy Nash-Betts e Jon Bernthal.

Michael Fassbender vive um matador profissional no novo longa de David Fincher, "The Killer"
Michael Fassbender vive um matador profissional no novo longa de David Fincher, "The Killer" Imagem: Divulgação

David Fincher estreia mundialmente seu novo thriller psicológico "O Assassino". Michael Fassbender e Tilda Swinton protagonizam a trama adaptada da série de quadrinhos francesa de mesmo nome, que traz o ator no papel de um matador profissional que passa por uma crise psicológica e encara o medo de perder de vez a cabeça quanto mais espera para atacar sua próxima vítima.

Continua após a publicidade

Na lista dos latinos, "El Conde", do chileno Pablo Larraín, imagina um Augusto Pinochet como um vampiro que nunca morre e continua assombrando a sociedade chilena e representa a América Latina na corrida ao Leão de Ouro, ao lado do mexicano Michel Franco, que chega com "Memory". Apesar de latino-americano, Franco traz uma trama internacional estrelada por Jessica Chastain. Ainda que seja uma das atrizes mais ativas na greve dos atores, Jessica é tida como presença no festival.

"El Conde", de Pablo Larraín, traz o ditador Augusto Pinochet como um vampiro que jamais morre, em competição no Festival de Veneza 2023
"El Conde", de Pablo Larraín, traz o ditador Augusto Pinochet como um vampiro que jamais morre, em competição no Festival de Veneza 2023 Imagem: Divulgação

Já 'Maestro" é um dos filmes que já estão rendendo discussões mesmo antes de estrear e que também conseguem levar pelo menos parte de seu elenco a Veneza. Dirigido e também estrelado por Bradley Cooper, o longa também traz Carey Mulligan no elenco. Depois do sucesso "Nasce Uma Estrela", Cooper novamente se debruça sobre o universo musical, mas desta vez conta a história de um dos maiores compositores da história, Leonard Bernstein. Em pauta, tanto o casamento com Felicia Montealegre (Mulligan), marcado por várias crises, quanto sua carreira prolífica que rendeu obras como "West Side Story" e tantos outros sucessos. Produzido por Martin Scorsese e Steven Spielberg, "Maestro" deve contar com Cooper na sua première, apesar dele ser também ator do longa.

Quem é fã do cinema sempre provocativo do grego Yorgos Lanthimos está ansioso para conferir "Poor Things", seu novo longa que traz novamente a atriz Emma Stone em cena (ela já havia trabalhado com ele no ótimo "A Favorita", ao lado de Olivia Colman). Baseado no romance homônimo de Alasdair Gray, "Poor Things" cruza os gêneros e une ficção científica à comédia e o surrealismo para contar a história de Bella Baxter, uma espécie de "Frankenstein" versão feminina, criada pelo cientista Dr Godwin Baxter, vivido por ninguém menos que Willem Dafoe. No elenco, ainda estão nomes como Margaret Qualley, Mark Ruffalo, Christopher Abbott, entre outros.

Em contrapartida, há atores de filmes independentes que optaram por não participar do festival, como Lily James (que estrela Finally Dawn), Dafoe (de Poor Things), Liam Neeson (de The Land of Saints and Sinners), entre outros. Em compensação, nomes não ligados ao SAG e ao cinema norte-americano devem ganhar mais destaque este ano. O mito do cinema asiático Tony Leung (de "Amor à Flor da Pele") vai receber um Leão de Ouro pela carreira.

Já o elenco francês de "Coup de Chance", o novo de Woody Allen, fora de competição, representará o filme, como a atriz Valerie Lemercier. Roman Polanski, que levou o Leão de Ouro de Melhor Direção em Veneza 2019 por "O Oficial e o Espião", não deve, como sempre, ir ao Lido, mas os atores de seu novo longa, "The Palace", também foram de competição, estarão presentes. Entre os nomes, a francesa Fanny Ardant, o português Joaquin De Almeida, e os italianos Luca Barbareschi and Fortunato Cerlino.

Continua após a publicidade

Para completar a lista dos polêmicos, Luc Besson também volta a Veneza com "Dogman", que concorre ao Leão de Ouro.

ALGUNS DESTAQUES DE VENEZA 2023

- GREEN BORDER

A polonesa vencedora do OSCAR """"" Agnieszka Holland (do genial "Quo Vadis, Aida") volta com um novo filme desta vez passadona Bielorussia. Na trama, ela conta a história do ditador bielorrusso Alexander Lukashenko, que ilude imigrantes com a promessa de que vai ser fácil atravessar a fronteira entre a Polônia e seu país. Ao mesmo tempo em que engana os migrantes, pressiona a União Europeia para que recebam os refugiados, criando situações tão delicadas diplomaticamente quanto fatais para os tantos migrantes que se arriscam em busca de uma vida melhor.

- FERRARI

Continua após a publicidade

Michael Mann // Cinebiografia de Enzo Ferrari, o criador da Ferrari, vivido por Adam Driver, que na trama é casado com Laura (Penélope Cruz). O brasileiro Gabriel Leone integra o elenco e é nosso destaque

- PRISCILLA

Sofia Coppola // Novo filme da diretora, biografia de Priscilla Presley, com Cailee Spaeny e Jacob Elordi no papel do casal Priscilla e Elvis.

- O ASSASSINO

David Fincher // Com Michael Fassbender e Tilda Swinton, "O ASSASSINO" é o novo thriller psicológico de Fincher, que desta vez conta a história de um serial killer que teme perder a cabeça e enlouquecer se não atacar logo sua próxima vítima.

- MAESTRO

Continua após a publicidade

Bradley Cooper // Escrito, dirigido e protagonizado por Bradley Cooper, o filme conta a história do compositor lendário Leonard Bernstein, de "West Side Story " e tantos outros, com Carey Mulligan no papel de Felicia Montealegre, mulher de Bernstein. O filme já rendeu polêmica pelo "nariz" que Cooper usou nas filmagens.

- ORIGIN

Ava DuVernay // Diretora entra para a história como a primeira cineasta negra norte-americana a concorrer ao Leão de Ouro. "Origin" é um drama inspirado no romance de mesmo nome de Isabel Wilkerson "Caste: The Origins of Our Discontents", vencedor do Prêmio Pulitzer. Em pauta, as origens do racismo nos Estados Unidos e sua relação com o sistema de castas que existe não só na sociedade norte-americana, mas em todo o mundo.

- THE WONDERFUL STORY OF HENRY SUGAR

Wes Anderson // "The Wonderful Story of Henry Sugar", produção da Netflix de 37 minutos, o cineasta se baseia na obra homônima do escritor Roald Dahl (de A Fantástica Fábrica de Chocolate???) e traz, bem a seu estilo, um elenco também estelar, com Dev Patel, Ben Kingsley, Benedict Cumberbatch, Ralph Fiennes, entre outros.

- POOR THINGS

Continua após a publicidade

Yorgos Lanthimos // Do esquisito e genial diretor grego que dirigiu, entre outros, "Dente Canino" e "A Favorita", este filme é uma versão feminina , talvez feminista, de Frankenstein, com Emma Stone no papel da criatura e Willem Dafoe no papel do cientista.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes