Plano Geral: os vencedores de Veneza e os selecionados do Festival do Rio
O Plano Geral desta semana traz um balanço do Festival de Veneza 2023, com os destaques do evento que abre o calendário do segundo semestre e aponta para os futuros candidatos ao Oscar 2024.
Flavia Guerra, de Veneza, comenta sobre a escolha do júri presidido por Damie Chazelle de conceder o Leão de Ouro para "Pobres Criaturas", do grego Yorgos Lanthimos. (ouça a partir de 0:00)
Thiago apontou que Veneza se tornou nos últimos anos uma prévia do Oscar, mais que o Festival de Cannes, que ocorreu em maio. "Cannes está sempre um pouco mais autoral, enquanto Veneza vem sempre com cinco ou seis filmes que a gente já consegue visualizar no Oscar", comenta ele.
Já Flavia aponta que o Festival de Veneza, ainda que seja o mais antigo e um dos principais festivais de cinema do mundo, tem uma seleção muito centrada nos filmes norte-americanos e europeus. "Tinha apenas um asiático na competição, o japonês 'Evil Does Not Exist', de Ryusuke Hamaguch, e um latino-americano, 'El Conde', do chileno Pablo Larraín", pontuou ela. (Ouça em 2:10)
A propósito, o filme de Hamaguchi levou o Leão de Prata do Grande Prêmio do Júri, o segundo filme mais importante do festival, e "El Conde" levou o Leão de Melhor Roteiro.
"Pobres Criaturas" levou o Leão de Ouro de Melhor Filme e certamente vai levar várias indicações ao Oscar, incluindo os de melhor atriz para Emma Stone, melhor direção de arte, figurino, ator coadjuvante para Willem Dafoe, roteiro, direção, entre outros.
Inspirado no livro homônimo do escocês Alasdair Gray, "Pobres Criaturas"conta a história de Bella (Emma Stone) é uma espécie de invenção do Doutor God Bexter, um médico e cientista tão maluco quanto genial com ares de Dr. Frankenstein.
Ela vive em uma redoma de proteção e, ao mesmo tempo, liberdade moral e de experimentação, na casa de Dr. God até que amadurece ao ponto de querer explorar o mundo e sua própria liberdade e sexualidade. "Pobres Criaturas" é uma fábula sobre a jornada de uma mulher em busca de sua liberdade, independência e felicidade, incluindo a sexual. As cenas de sexo protagonizadas por Emma Stone com certeza renderão muitos debates futuros.
Entre os destaques do cinema brasileiro, o Festival do Rio Divulga sua programação da Première Brasil. Entre os selecionados, estão longas como "A Batalha da Rua Maria Antônia", de Vera Egito, "A Festa de Léo", de Luciana Bezerra e Gustavo Melo, "As Polacas, de João Jardim", " Estranho Caminho", de Guto Parente, entre outros. "Levante", de Lillah Halla, que integrou a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2023, e "Pedágio", de Carolina Markowicz, que integra o Festival de Toronto 2023, além de "Sem Coração", que concorreu no Festival de Veneza na Mostra Orizzonti, e "O Mensageiro", de Lúcia Murat, também integram a Première Brasil. (ouça a partir de 43 min)
Thiago e Flavia também comentam os seis finalistas brasileiros ao Oscar 2024. Na lista, estão "Retratos Fantasmas", de Kléber Mendonça Filho, o escolhido nesta terça pela Academia Brasileira de Cinema para ser o representante do Brasil na competição. Os apresentadores analisam a lista e a safra atual do cinema brasileiro, que tem nomes como "Estranho Caminho", de Guto Parente, "Noites Alienígenas", de Sergio de Carvalho, "Nosso Sonho - A História de Claudinho e Buchecha", de Eduardo Albergaria, "Pedágio", de Carolina Markowicz, e "Urubus", de Claudio Borrelli. (ouça a partir de 57 min)
Deixe seu comentário