Plano Geral: o episódio inesquecível de uma das melhores séries atualmente
O Plano Geral desta semana destaca "O Urso', série que conquistou o público em sua primeira temporada, que estreou na Star+, e que vem repetindo o sucesso em sua segunda temporada.
Mais do que uma série, nós amamos episódios inesquecíveis. Por isso, "O Urso", que conta a história de Carmy Berzatto (Jeremy Allen White, que levou o Globo de Ouro de Melhor Ator em série 2023), um jovem chef de cozinha lutando para abrir um restaurante em Chicago, voltou com tudo na segunda temporada, com um episódio inesquecível reunindo Jamie Lee Curtis, Sarah Paulson e Bob Odenkirk. Olivia Colman também dá pinta nesta temporada.
"Há algo na série que vai te envolvendo e parece 'O Incrível Exército de Brancaleone' [longa do italiano Mario Monicelli]. O sobrenome do Carmy, que em inglês soa como 'urso', daí o nome. Ele herda o restaurante da família depois da morte do irmão e volta para Chicago para tentar levantar o lugar, que não era um restaurante estrelado como os que ele trabalhava em Nova York", conta Thiago.
Nesta nova temporada, Carmy e a equipe do restaurante lutam dia a dia para reabrir o restaurante com uma nova proposta e, aliás, com o nome de "The Bear". "E nesta temporada, como se fosse uma nave mãe, no episódio 6, com cerca de uma hora (o dobro dos outros episódios), em que a gente acompanha o Natal da família Berzatto cerca de cinco anos antes. A gente descobre a mãe desta família, Donna, vivida por Jamie Lee Curtis. Parece um daqueles filmes de Natal que a gente já viu tantas vezes no cinema", comenta Thiago.
Flavia acrescenta que lembra outro clássico do cinema italiano, "Parente é Serpente", também de Mario Monicelli, entre outros filmes que trazem famílias que se amam, mas que são disfuncionais e neuróticas. "É um grande quebra-pau de família no qual a gente vê toda a problemática gigantesca desta família em um episódio de tirar o fôlego, que os fãs de séries certamente vão incluir na lista de grandes episódios do ano", completou Thiago.
"O Emmy tem a categoria de Melhor Episódio. Este com certeza vai estar pelo menos indicado. Este episódio funciona por si só. Depois vai haver referências nos episódios seguintes que dialogam com este sexto episódio, mas, quem já viu a primeira temporada pode até assistir a este primeiro que vai funcionar bem como um longa-metragem à parte", analisou Flavia. (ouça no minuto 5: 30).
Entre outros breves destaques, a terceira temporada de "The Morning Show", que já está em cartaz na Apple TV+. Estrelada por Jennifer Aniston e Reese Witherspoon, a nova temporada traz um novo personagem vivido por um dos atores mais queridos dos fãs de séries, Jon Hamm (de "Mad Man"), no papel de um bilionário que investe tanto em foguetes e na corrida ao espaço quanto está de olho na indústria da mídia e, claro, na rede UBA. (ouça em 29:10).
Nos cinemas, um clássico volta às telas. Muito antes de "Parasita", "Oldboy" abriu as portas do cinema coreano para o mundo. O clássico de Park Chan-wook retorna aos cinemas 20 anos depois. Relembramos a grande estreia do filme em Cannes, e a Palma de Ouro perdida na escolha de Tarantino (31:26).
"Foi um filme que já estreou muito estourado em Cannes, começou a bombar em seguida no mundo inteiro. Ele sai 20 anos depois da prisão, onde passou este tempo todo sem nem saber o porquê. Sai e quer se vingar a qualquer custo. É um dos grandes filmes do cinema contemporâneo", observou Thiago.
"Sim! É um clássico do cinema mundial. Depois deste, o filme que considero mais maduro, e que mais gosto, do Park Chan-wook é "A Criada" (2016, também premiado em Cannes), mas "Oldboy" é incomparável. Abriu caminho para cineastas como Bong Joon-ho e toda uma nova geração do cinema coreano", pontuou Flavia.
"O filme já reúne as características que o cinema coreano deu para o mundo. Tem muita violência, mas também tem drama, tem comédia, com humor sinistro, que é algo surreal no cinema coreano. A violência vem sempre embalada em uma atmosfera muito maluca", analisou Thiago. (ouça em 34min).
Plano Geral vai ao ar todas as terças, às 19 horas, no Splash UOL e é publicado, em seguida, no Youtube do UOL Splash e em todas as plataformas de podcasts.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.