Flavia Guerra

Flavia Guerra

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Filme de Walter Salles concorre ao Leão de Ouro do Festival de Veneza

"Ainda Estou Aqui", primeiro filme de Walter Salles em 12 anos, concorre ao Leão de Ouro do Festival de Veneza 2024, que ocorre na Itália de 28 de agosto a 7 de setembro.

"Inspirado em um livro que conta a saga absolutamente autêntica da ansiosa pesquisa feita pela mulher de um ex-deputado socialista brasileiro preso e que desapareceu nas mãos da terrível Ditadura Militar no início dos anos 70. O filme tem a grandíssima interpretação de Fernanda Torres, uma das grandes atrizes de sua geração. O filme também tem um ponto autobiográfico porque Salles desde muito jovem era amigo dos filhos da família", declarou o diretor artístico do evento em coletiva de imprensa que anunciou a seleção oficial deste ano.

Fernanda Torres e Fernanda Montenegro vivem a protagonista Eunice na trama baseada no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, "Ainda Estou Aqui". A trama conta a história da mãe do escritor, Eunice Paiva, que se tornou advogada depois que o marido, Rubens Paiva (Selton Mello), foi morto pela Ditadura Militar. Eunice também se envolveu com o movimento político, lutou pelos direitos humanos no Brasil e também contra o Alzheimer.

O longa também integra a competição do Festival de Toronto, que ocorre logo após Veneza, e faz no evento que é considerado, assim como italiano, uma prévia da corrida ao Oscar 2025.

O cineasta Walter Salles no set de "Ainda Estou Aqui", seu novo filme que concorre no Festival de Veneza 2024
O cineasta Walter Salles no set de "Ainda Estou Aqui", seu novo filme que concorre no Festival de Veneza 2024 Imagem: Alile Dara Onawale / Divulgação

"Estamos felizes de ir a Veneza com um filme tão pessoal. O livro de Marcelo me marcou profundamente, e nos convida a olhar essa história do ponto de vista de sua mãe, Eunice. No centro desse relato há uma mulher que teve que se reinventar e romper com os laços patriarcais das famílias brasileiras. Eunice, em sua contenção, traça uma forma de resistência incomum. O livro e o filme podem ser vistos como um relato sobre a reconstrução de uma memória individual conduzida por essa mulher, que se sobrepõe à busca pela reconstrução da memória de um país, o Brasil. Essa sobreposição entre o pessoal e o coletivo é uma das razões pelas quais quis fazer este filme. A busca da família Paiva se confunde com a luta pela redemocratização do Brasil", declarou o diretor Walter Salles.

Marcelo Rubens Paiva pontuou que a participação de "Ainda Estou Aqui" no Festival de Veneza é um presente à sua família, descendente de italianos. "Ter um livro adaptado por Walter Salles, que conheceu minha família e viveu aquele período como testemunha, honra a nossa família", declarou o escritor.

Ainda sem data de lançamento no Brasil, "Ainda Estou Aqui" tem produção da VideoFilmes, da RT Features e da Mact Productions, além de coprodução com Arte France Cinéma e Globoplay. O roteiro é assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorega.

Competição equilibra bem filmes aguardados como "Coringa 2" e novos diretores

A lista de filmes em competição traz ainda outros longas aguardados. Depois de levar o Leão de Ouro em Veneza 2019 com "Coringa", Todd Phillips volta ao festival com "Joker: Folie à Deux", o "Coringa 2", com Joaquim Phoenix e Lady Gaga. Da Argentina, concorre "Kill the Jockey", de Luis Ortega.

Continua após a publicidade

A competição ganha força com "The Room Next Door", de Pedro Almodóvar, que, segundo Barbera, montou o longa a toque de caixa para poder estar em Veneza. Outro filme aguardadíssimo, "Maria", de Pablo Larraín, traz Angelina Jolie no papel da soprano Maria Callas, também concorre ao Leão de Ouro 2024. "Neste filme, afronta os últimos dias do exílio de Maria Calles em Paris, com uma performance incrível de Angelina Jolie", declarou Barbera.

Depois de concorrer em Veneza 2023 com "Até os Ossos" ("Bones an All"), Luca Guadagnino volta ao festival com "Queers", estrelado por Daniel Craig. Entre as diretoras, destaque para "Vermiglio", de Maura Delpero. "Wolfs", de Jon Watts, com Brad Pitt, George Clooney, Amy Ryan e Austin Abrams. Pitt e Clooney são dois agentes que se detestam e são obrigados a trabalhar juntos em uma missão em que têm de fazer desaparecer os traços de um crime.

O filme de abertura será "Beetlejuice Beetlejuice", ou "Os Fantasmas Ainda se Divertem", de Tim Burton, que vai garantir um tapete vermelho badalado.

Mais Brasil - "Apocalipse nos Trópicos", de Petra Costa

"Apocalipse nos Trópicos", quarto longa de Petra Costa, integra a seção Fora de Competição (Fuori Concorso). Um filme em que Petra "dedicou aos vertiginosos eventos dos últimos anos da História de seu país." "Aqui a investigação se organiza em torno de oito capítulos segue a prepotente ascensão de Bolsonaro, favorecida da igualmente rápida e crescente influência politica dos movimentos fundamentalistas religiosos de seu país", afirmou Alberto Barbera.

O cineasta Kleber Mendonça Filho integra o júri oficial que vai escolher o Leão de Ouro e os principais prêmios desta edição, ao lado de Isabelle Huppert, que vai presidir a equipe formada também por James Gray (Estados Unidos), Zhang Ziyi (China), Andrew Haigh (Reino Unido), Agnieszka Holland (Polônia), Abderrahmane Sissako (Mauritânia), Giuseppe Tornatore (Itália) e Julia von Heinz (Alemanha).

Continua após a publicidade

A atriz e diretora Bárbara Paz também estará em Veneza como jurada da mostra que escolhe o "Leão do Futuro - Luigi De Laurentiis", que homenageia o melhor filme estreante exibido no festival, incluindo tanto a mostra competitiva e a mostra Orizzonti (Horizontes).

Cena de "Manas", filme de Marianna Brennand, que participa da Jornada dos Autores no Festival de Veneza 2024
Cena de "Manas", filme de Marianna Brennand, que participa da Jornada dos Autores no Festival de Veneza 2024 Imagem: Divulgação

Na seção paralela Jornada dos Autores (Giornate degli Autori), a cineasta Marianna Brennand concorre com seu primeiro filme, o longa "Manas". Protagonizada pela estreante Jamilli Correa, a produção traz no elenco nomes como Dira Paes, Fátima Macedo e Rômulo Braga, além de atores e atrizes locais da região amazônica, onde foi filmada. O roteiro vencedor do Sam Spiegel International Film Lab tem assinatura de Felipe Sholl, Marcelo Grabowsky, Marianna Brennand, Antonia Pellegrino, Camila Agustini e Carolina Benevides.

"Manas" narra a história de Marcielle/Tielle (Jamilli Correa), uma jovem de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA) com o pai, Marcílio (Rômulo Braga), a mãe, Danielle (Fátima Macedo) e seus três irmãos. Ela cultua a imagem de Claudinha, sua irmã mais velha, que teria partido para bem longe após "arrumar um homem bom" nas balsas que passam pela região. À medida que amadurece, Tielle vê ruírem muitas das suas idealizações e se percebe presa entre dois ambientes abusivos. Preocupada com a irmã mais nova e ciente de que o futuro não lhe reserva muitas opções, ela decide confrontar a engrenagem violenta que rege a sua família e as mulheres da sua comunidade.

"Ver 'Manas' nascer para o mundo no Festival de Veneza é um sonho. É muito gratificante ter o meu primeiro filme de ficção entre os dez selecionados para a Giornate degli Autori, uma mostra que todos os anos revela novos talentos do cinema. Além do reconhecimento de um trabalho de dez anos, traz grande visibilidade para o filme e sua temática tão urgente", declarou Marianna.

Mostras paralelas com teor político e sobre o estado do mundo

Fora de Competição, a seleção de Veneza se mostra forte e com ficções e documentários que se voltam para os temas mais relevantes da atualidade, como o conflito Isral - Gaza, imigração, tecnologia e crise climática, política e econômica, como "Why War?", do israelense, e sempre crítico e contundente, Amos Gitai.

Continua após a publicidade

"One to one - John e Yoko", de Kevin McDonald, traz o universo musical e a política dos EUA dos anos em que o casal também estava no topo das notícias. Destaque também para "Separated", do premiado e também contundente Errol Morris, volta a Veneza com a reconstrução sobre a separação dos filhos dos imigrantes de seus pais imposta por Donald Trump há alguns anos.

CONFIRA A SELEÇÃO DE VENEZA 2024

Competição Oficial

  • Ainda Estou Aqui - Walter Salles
  • Queer - Luca Guadagnino
  • The Room Next Door - Pedro Almodóvar
  • Campo di battaglia - Gianni Amelio
  • Coringa: Delírio a Dois - Todd Phillips
  • Leurs enfants après eux - Ludovic & Zoran Boukherma
  • The Brutalist - Brady Corbet
  • Jouer avec le feu - Delphine & Muriel Coulin
  • Vermiglio - Maura Delpero
  • Iddu (Sicilian Letters) - Fabio Grassadonia & Antonio Piazza
  • Love - Dag Johan Haugerud
  • April - Dea Kulumbegashvili
  • The Order - Justin Kurzel
  • Maria - Pablo Larraín
  • Trois amies - Emmanuel Mouret
  • Kill the Jockey - Luis Ortega
  • Babygirl - Halina Reijn
  • Diva Futura - Giulia Louise Steigerwalt
  • Harvest - Athina Rachel Tsangari
  • Youth (Homecoming) - Wang Bing
  • Stranger Eyes - Yeo Siew Hua

Fora de Competição

  • Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice - Tim Burton (filme de abertura)
  • Se posso permettermi Capitolo II - Marco Bellocchio (curta)
  • Il tempo che ci vuole - Francesca Comencini
  • Phantosmia - Lav Diaz
  • Maldoror - Fabrice du Welz
  • Broken Rage - Takeshi Kitano
  • Baby Invasion - Harmony Korine
  • Cloud - Kiyoshi Kurosawa
  • Finalement - Claude Lelouch
  • Allégorie citadine - Alice Rohrwacher & JR (curta)
  • Lobos - Jon Watts
  • L'orto americano - Pupi Avati (encerramento)
Continua após a publicidade

Fora de Competição - Não Ficção

  • Apocalipse nos Trópicos - Petra Costa
  • Bestiari, erbari, lapidari - Massimo D'Anolfi & Martina Parenti
  • Why War - Amos Gitai
  • 2073 - Asif Kapadia
  • One to One: John & Yoko - Kevin Macdonald & Sam Rice-Edwards
  • Separated - Errol Morris
  • Israel Palestine on Swedish TV 1958-1989 - Göran Hugo Olsson
  • Russians at War - Anastasia Trofimova
  • TWST/Things We Said Today - Andrei Ujica
  • Riefenstahl - Andres Veiel
  • Songs of Slow Burning Earth - Olha Zhurba

Fora de Competição - Séries

  • Difamação - Alfonso Cuarón
  • Families Like Ours - Thomas Vinterberg
  • Los años nuevos - Rodrigo Sorogoyen
  • M - Il figlio del secolo - Joe Wright

Sessões Especiais

  • Leopardi. Il poeta dell'infinito - Sergio Rubini
  • Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo - Peter Weir
  • Beauty Is Not a Sin - Nicolas Winding Refn (curta)
Continua após a publicidade

Orizzonti - Horizontes

  • Nonostante - Valerio Mastandrea (abertura)
  • Quiet Life - Alexandros Avranas
  • Mon inséparable - Anne-Sophie Bailly
  • Aïcha - Mehdi Barsaoui
  • Happy Holidays - Scandar Copti
  • Familia - Francesco Costabile
  • One of Those Days When Hemme Dies - Murat Firatoglu
  • Familiar Touch - Sarah Friedland
  • Marco - Jon Garaño, Aitor Arregi
  • Carissa - Jason Jacobs, Devon Delmar
  • Wishing on a Star - Péter Kerekes
  • Mistress Dispeller - Elizabeth Lo
  • The New Year that Never Came - Bogdan Muresanu
  • Pooja, Sir - Deepak Rauniyar
  • Of Dogs and Men - Dani Rosenberg
  • Pavements - Alex Ross Perry
  • Happyend - Neo Sora
  • L'attachement - Carine Tardieu
  • Diciannove - Giovanni Tortorici

Orizzonti Extra (Horizontes Extra)

  • September 5 - Tim Fehlbaum (abertura)
  • Vittoria - Alessandro Cassigoli & Casey Kauffman
  • Le Mohican - Frédéric Farrucci
  • Seeking Haven for Mr. Rambo - Khaled Mansour
  • La storia del Frank e della Nina - Paola Randi
  • The Witness - Nader Saeivar
  • After Party - Vojtech Strakaty
  • Edge of Night - Türker Süer
  • King Ivory - John Swab

Clássicos de Veneza

Continua após a publicidade
  • Miyazki, L'esprit de Nature - Leo Favier
  • I Will Revenge This World with Love S. Paradjanov - Zar Jian
  • Le Cinema de Jean-Pierre Leaud - Cyril Leuthy
  • From Darkness to Light - Michael Lurie, Eric Friedler
  • Carlo Mazzacurati - Una Certa Idea di Cinema - Enzo Monteleone, Mario Canale
  • Chain Reactions - Alexander Philippe
  • Maroun Returns to Beirut - Feyrouz Serhal
  • Volonte - L'uomo Dai Mille Volti - Francesco Zippel
  • Constelacion Portabella - Claudio Zulian


Cinema da Universidade de Biennale

  • The Fisherman - Zoey Martinson
  • January 2 - Zsófia Szilágyi
  • Honeymoon - Zhanna Ozirna
  • Il mio compleanno - Christian Filippi

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes