De Senna a Vini Jr.: Netflix anuncia novidades com foco em histórias locais
"Quando se tenta fazer algo para agradar a todos, acaba-se criando algo que não agrada ninguém." Com essa frase, Bela Bajaria, vice-presidente global de conteúdo da Netflix, definiu bem o atual objetivo da plataforma: agradar primeiro o espectador local dos principais países em que o streaming está presente para, então, alcançar o mundo.
"As pessoas gostam da autenticidade das histórias locais", disse Bela durante o primeiro Netflix International Showcase, realizado em Los Angeles. O evento reuniu jornalistas de todo o mundo para apresentar as próximas apostas da Netflix, com foco especial nas produções em língua não inglesa.
O sucesso global de séries como a sul-coreana "Round 6" —cuja nova temporada estreia em 26 de dezembro—, as brasileiras "Sintonia" e "DNA do Crime", e a espanhola "La Casa de Papel" exemplifica essa estratégia. "Autenticidade é universal", pontuou Bela, destacando como narrativas locais podem transcender fronteiras culturais.
Produções brasileiras em destaque
Entre as novidades brasileiras, a série "Senna" é uma das grandes apostas. Estreando em 29 de novembro, a produção mergulha na vida pessoal e na carreira do lendário piloto Ayrton Senna. "A série dosa muito bem a história pessoal e as cenas de corrida.
Esse é um grande ponto da produção", disse Elisabetta Zenatti, vice-presidente de conteúdo da Netflix Brasil. O showrunner Vicente Amorim e Júlia Rezende assinam a direção da série, que foi exibida para jornalistas durante o evento.
Outras produções brasileiras mencionadas incluem a quinta temporada de "Sintonia" e o documentário "Vini Junior", que está em fase de montagem. Dirigido por Andrucha Waddington e Emílio Domingos, o filme acompanha um ano da vida de um dos principais jogadores de futebol, revisitando sua trajetória desde a saída do Flamengo, aos 16 anos, até o estrelato no Real Madrid, em uma negociação recorde para um jogador menor de 18 anos.
O documentário também aborda os episódios de racismo enfrentados por Vini Jr. e sua luta antirracista. Todas essas facetas do jogador serão abordadas no documentário, que promete ter alcance mundial.
Além disso, a Netflix Brasil trabalha em outros projetos, como a segunda temporada de "DNA do Crime", "Caramelo", "Vicentina Pede Desculpas", "O Filho de Mil Homens", com Rodrigo Santoro e baseado na obra de Valter Hugo Mãe. Também terá a nova comédia de Leandro Hassum. Em fase de desenvolvimento está "Diário de um Mago", baseado na obra de Paulo Coelho.
O Brasil é um dos territórios mais importantes de consumo de produções internacionais em língua não inglesa. A cada gráfico, o Brasil se destaca em produções francesas, espanholas, coreanas e afins. Isso torna o país estratégico nas duas frentes: produções locais e lançamentos globais.
Uma estratégia global bem definida
A Netflix investe pesado na dublagem e legendagem, com cerca de 70% do conteúdo assistido mundialmente disponível nesses formatos. "Isso não é ótimo apenas para o público -- é ótimo para os criadores. As histórias podem ter um impacto ainda maior no mundo", pontuou Bela.
"Senna" obviamente é assunto primordial para o público brasileiro, mas certamente tem ressonância global, tanto que foi uma das produções mais aplaudidas no showcase. Em conversa com Splash, Elisabetta Zenatti ressaltou o ótimo trabalho dos dubladores brasileiros, que contribuem para o sucesso das produções internacionais no país. "O trabalho que a equipe de dublagem brasileira faz, em tantas diferentes frentes, é incrível. A dublagem de 'Senna' está surpreendente."
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Quero receberNo evento, séries internacionais aguardadas também ganharam destaque, como a japonesa "Até o Último Samurai", a segunda temporada da alemã "A Imperatriz e El Refugio Atómico", do criador de "La Casa de Papel", Álex Pina.
Entre as produções baseadas em obras literárias, estão a colombiana "Cem Anos de Solidão", de Gabriel García Márquez, que estreia em 11 de dezembro, e "O Leopardo", de Giuseppe di Lampedusa, que estreia em breve. "O Leopardo" é uma obra incontornável tanto para italianos quanto para cinéfilos em todo o mundo e se tornou um clássico dirigido pelo mestre Luchino Visconti em 1963.
"Esse foi o primeiro projeto que eu realmente quis produzir por causa de sua amplitude e ambição. 'O Leopardo' captura um momento icônico da história italiana", disse Tinny Andreatta, vice-presidente de conteúdo para a Itália. "É uma obra que os italianos leem na escola e que Luchino Visconti levou para o cinema, mas há muitas outras camadas e assuntos para serem abordados e que, em uma série, ganham o espaço que merecem."
Conteúdo coreano e o fenômeno global
O conteúdo coreano continua a ser uma força motriz para a Netflix: "Se a Vida te der Tangerinas?", "A Batalha dos Cem: Ásia", a comédia romântica "All the Love You Wish For", uma versão de "gênio da lâmpada" com o astro Kim Woo-bin.
Além da aguardada nova temporada de "Round 6", produções como "Sakamoto Days" e "Revelações" prometem expandir o alcance da plataforma. Este último, dirigido por Yeon Sang-ho ("Invasão Zumbi"), é um drama policial produzido por Alfonso Cuarón que une um pastor e uma detetive. O pastor acredita que é seu chamado divino punir o responsável pelo desaparecimento de uma pessoa, enquanto a detetive designada para o caso continua assombrada por visões de sua irmã falecida.
"Mais de 80% dos assinantes da Netflix assistem a conteúdo coreano", revelou Minyoung Kim, vice-presidente de conteúdo da Ásia e Pacífico, e este número tende a aumentar.
Prova disso é o time de executivos que integraram o showcase, que contou ainda com Paco Ramos, vice-presidente de conteúdo na América Latina, Monika Shergill, vice-presidente de conteúdo na Índia e Larry Tanz, vice-presidente de conteúdo na Europa, Oriente Médio e África.
Eles destacaram que a Netflix tem o compromisso de produzir séries e filmes em idiomas locais, além de parcerias sólidas com mais de mil produtores de mais de 50 países fora dos Estados Unidos.
Aposta em melodramas e formatos inovadores
A estratégia de entender que os públicos querem ver suas histórias contadas na tela com o DNA de suas culturas é certeira, uma vez que nomes fortes do audiovisual de cada país têm tradição de levar para as telas narrativas que revelam os temas que movem cada público.
É o caso da série brasileira "Pedaço de Mim". Com 17 episódios, a trama condensada conquistou o público local e internacional, mostrando que o melodrama pode ser um formato competitivo no mercado global de streaming.
"É um produto que as pessoas não conseguiam parar de assistir, e é o melhor elogio que existe. A premissa também é muito forte, que é tão rara no mundo, com 25 casos apenas em todo o mundo", observou Elisabetta. "Mas a premissa não é suficiente, o que realmente funcionou foram as reviravoltas, os ganchos, a trama em si", completou a executiva.
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