Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Disney pode ser impedida de usar sua marca Star no Brasil
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Resumo da notícia
- Desde fevereiro os canais de entretenimento da Disney na América Latina passaram a se chamar Star. A mudança de nome incluiu também os canais da FOX
- A Disney entrou com o pedido de registro da marca no INPI, mas a Starz Entertainment, dona do StarzPlay, contesta o pedido
- Segundo a Starz Entertainment, o Star da Disney estaria na mesma categoria do StarzPlay,o que levaria as pessoas a confundirem as marcas
- A Starz Entertainment também entrou com oposição ao registro da marca dos canais STAR Channel, Life, Hits, Fun, Action, Comedy e Classics e Premium
- As contestações do uso da marca pela Disney acontecem no Brasil, Argentina e México.
Em fevereiro, os canais de entretenimento da The Walt Disney Company na América Latina passaram a se chamar Star. A mudança de nome incluiu também os canais da FOX, adquirida pela Disney em 2019. Ainda em fevereiro, a Disney entrou com um pedido de registro da marca Star+ no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Mas no dia 1 de abril, a Starz Entertainment LLC, dona da marca de serviço de streaming StarzPlay, entrou com solicitação para barrar o uso do nome Starz pela Disney no Brasil, Argentina e México.
Segundo a Starz Entertainment LLC, o Star+ da Disney estaria na mesma categoria de valor por classe. Isso poderia levar as pessoas a confundirem as marcas. Essa confusão seria prejudicial para a StarzPlay, visto que o Star+ seria um concorrente direto.
A Starz Entertainment LLC também entrou com oposição ao registro da marca dos canais STAR Channel, Life, Hits, Fun, Action, Comedy e Classics e Premium no Brasil, Argentina e México.
A contestação tem atrasado os planos da Disney de divulgar a marca Star no Brasil. Após a divulgação do rebranding dos canais FOX para STAR, não houve mais nenhuma divulgação oficial da marca STAR no Brasil.
A marca STAR inclui milhares de horas de filme e televisão dos estúdios da Disney, incluindo Disney Television Studios, FX, 20th Century Studios, 20th Television, Touchstone e outros, além de contar com programação original produzida e distribuída em toda a América Latina.
Caso a Starz Entertainment prevaleça, e a oposição seja aceita pelo INPI, a Disney ficaria impedida de usar a marca Star no Brasil e demais países onde não conseguir o registro.
Ano passado, a Starz Entertainment entrou com um processo nos Estados Unidos acusando a MGM de uma violação massiva dos acordos de exclusividade, permitindo que centenas de filmes e programas de TV apareçam em plataformas rivais. De acordo com o processo, o problema veio à tona em agosto de 2020, quando um funcionário da Starz percebeu que "Bill & Ted's Excellent Adventure" estava disponível no Amazon Prime. O filme deveria ir ao ar exclusivamente na Starz.
A Disney disse por meio de sua assessoria de imprensa que não irá se manifestar. Já a Starz Entertainment LLC não respondeu aos contatos da coluna.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.