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Guilherme Ravache

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Globo aposta em influência e surpreende com nova dupla do Saia Justa do GNT

Colunista do UOL

25/01/2023 11h01

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A nova temporada do Saia Justa, que estreia 8 de março, terá duas novas integrantes: Gabriela Prioli, apresentadora que anunciou ontem sua saída da CNN, e Bela Gil, chef, ativista e escritora, que já apresentou os programas Bela Cozinha, Vida Mais Bela e Refazenda no próprio GNT.

A apresentadora Astrid Fontenelle e a cantora e atriz Larissa Luz permanecem no Saia Justa. Luana Xavier e Sabrina Sato vão se dedicar a novos projetos depois da edição de verão, que fica no ar até fevereiro, dando lugar às novas integrantes.

Sabrina, que trocou a Record pelo GNT no início de 2022, deve ganhar mais destaque na programação da Globo. A apresentadora, que está no ar em The Masked Singer Brasil, na Globo, e no Carnaval da Sabrina, no GNT, trabalhará em novos projetos na Globo, que estreiam também neste ano. Em 2023, Luana estrelará duas séries no primeiro semestre e se dedicará a novos trabalhos no streaming, cinema e teatro.

As novidades no Saia Justa devem reforçar o DNA da atração, que tem a renovação de elenco e a pluralidade de ideias como parte de sua história, tendo em vista também os projetos pessoais das apresentadoras. Na semana passada, o colunista Fefito, do UOL, já havia adiantado que o Saia Justa iria reformular o time de apresentadoras para a nova temporada.

Mais influenciadores na TV

A chegada de Gabriela Prioli ao GNT reforça a tendência do canal a cabo da Globo, como uma ótima plataforma para influenciadores digitais. Sabrina Sato ao trocar a Record pelo GNT conseguiu revitalizar a carreira, dando mais maturidade e visibilidade à sua marca pessoal (para alegria das marcas que investem milhões nos perfis da apresentadora nas redes sociais).

Bela Gil é outro exemplo de influenciadora que viu sua notoriedade disparar após entrar no ar no GNT, acelerando o sucesso que já fazia no Instagram e YouTube. No começo do mês, Bela Gil recusou assumir um cargo no governo do presidente Lula (PT). Convidada para a Secretaria Especial de Alimentação Saudável, ela alegou compromissos profissionais.

Prioli atualmente é uma marca de destaque nacional, mas a CNN foi fundamental nesta jornada. Há três anos ela entrou no canal como uma microinfluenciadora interessante, mas desconhecida no cenário nacional. Ela foi uma aposta de Douglas Tavolaro, CEO da CNN na época.

Até R$ 2 milhões por campanha

Mas foi uma jornada bastante peculiar. Prioli estreou na CNN quando o canal chegou ao Brasil. Os confrontos entre ela e o comentarista Caio Coppola no Grande Debate se tornaram uma sensação nas redes sociais. Depois, vieram outros "adversários" para debater com ela, mas o programa nunca se encontrou. De certo modo, já apontava o desgaste da crescente polarização política no país.

Mas se Prioli não se encontrou na CNN após sua estreia cativante, aumentou exponencialmente o número de seguidores nas redes sociais e construiu uma marca sólida (e bastante comercial) no digital com a ajuda da exposição que a TV proporcionou.

Segundo estimativas de dois profissionais do mercado de influência, Prioli pode sem dificuldade fechar contratos de até R$ 2 milhões com grandes empresas. "Ela tem muitos contratos. É o perfil que os bancos adoram", diz uma diretora de agência. "Há fila de projetos para ela", afirma um diretor comercial.

Limites dos influenciadores na TV

A saída da apresentadora da CNN era previsível. O novo projeto do canal de notícias, desde dezembro de 2022 quando João Camargo assumiu o comando da operação, passou a ser o jornalismo hard news. E Prioli não entregava o que o canal de notícias passou a buscar: furos de reportagem e notícias quentes.

Se não tivesse pedido para sair, cedo ou tarde ela seria demitida, avalia um ex-executivo da CNN. Ou pior, ficaria na geladeira ou seguiria com o espaço reduzido. Mas ela se antecipou e, ao ir para a GNT, Prioli faz um movimento inteligente e segue os passos de Sabrina Sato e Xuxa, após anos subutilizadas em TVs concorrentes.

Observar a trajetória de Prioli ajuda a entender os limites dos influenciadores na mídia tradicional e as oportunidades que a TV ainda oferece. Apesar de a apresentadora ter milhões de seguidores nas redes sociais, o CNN Tonight, programa que ela apresentou ao lado de Mari Palma e Leandro Karnal (outros dois nomes de destaque da influência digital), decepcionou na audiência.

Novo momento da influência digital

Após o recente fiasco de GKay, a influência digital parece caminhar para um novo momento onde conteúdo (ou o que você diz) passa a ter tanto ou mais peso quanto a forma (suas roupas e festas). A expectativa é cada vez mais por personalidades com algo a dizer, como no caso de Bela e Prioli, que discutem causas relevantes e contribuem para o debate.

Se funcionar, o Saia Justa pode ser uma alternativa mais estratégica para marcas seguirem os passos do BBB, amplificando a força da TV e das plataformas da Globo também no digital. Se não funcionar, sempre há uma próxima temporada. Para Prioli e Bela, é a chance de fazer a roda da influência seguir girando e aumentando a exposição de suas marcas pessoais para atrair ainda mais oportunidades nas redes sociais.

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