Eliana: mulherão determinada que soube esperar e construir a imagem
Um português claro, bem falado. Pensamento articulado. Nada de sotaque carioca forçado, tão comum em alguns colegas de trabalho na sua nova emissora.
Não deu uma rateada sequer, nada de bolas fora. Ao mesmo tempo, parecia bem natural, mesmo nesse novo papel com o qual deve ter sonhado a vida inteira. Aliás, quem desse ramo não? Pé no chão e cabeça feita: essa é Eliana. Sim, ela era "Dedinhos" e hoje é essa mulher feita, tremendamente bem colocada.
Eu diria que na entrevista que foi ao ar no "Fantástico" e cercada de todas as expectativas possíveis, na qual todos os olhares estavam sobre ela, nenhum resquício de tempos passados. Estava perfeita.
Eliana chega à Globo, sonho de todos os artistas da TV brasileira, completa. Uma profissional de televisão como muito poucas. Um mulherão.
Ela construiu essa persona com muita dificuldade, de uma maneira bem humilde como grande parte deste país: pai zelador, mãe diarista. E ela atribui justamente a isso toda essa resiliência, esse foco, esse olhar lúcido para a vida.
A minha experiência própria com ela veio de uma parceria que ela propôs para a revista que eu dirigia na época. Proposta ousada, arriscada: não era uma parceria simples do tipo "eu quero ser capa de sua revista". Sim, era sobre uma capa e uma reportagem especial, mas para isso Eliana queria muito mais: um diretor de arte de peso, um fotógrafo reconhecido internacionalmente, uma stylist cinco estrelas, uma equipe acostumada com as maiores e mais famosas capas do mundo.
Chamamos Giovanni Bianco para dirigir o ensaio; Tom Munro, inglês e um dos mais famosos do mundo, para fotografar e vesti-la; Marie Amelie Sauvé, acostumada a trabalhar tanto com Anna Wintour quanto com Carine Roitfeld, as duas maiores especialistas de moda do mundo.
Determinada, acho que é o adjetivo que define bem Eliana. Desde há de muito tempo ela visivelmente não se encaixava mais nos padrões do SBT. Aquilo não era mais para ela, mesmo que Silvio Santos a tenha descoberto lá atrás e tenha lhe dado espaço e oportunidade no primeiro programa infantil que ela comandou. Só que faz tempo que aquele figurino tava apertado para ela, pois uma pessoa que busca se projetar com um ensaio como o que fizemos junto, com certeza quer muito mais do que os estúdios do SBT todos os domingos.
Eliana soube esperar, soube se preparar, construir uma imagem. Sua entrevista para o Fantástico não tinha um erro sequer de português. Nenhuma escorregada. Ela demonstrou ser uma mulher ponderada sobre o futuro mas também sobre o passado, embora ela tenha os dois pés bem no presente. E cabeça bem encaixada no lugar, em cima do pescoço.
Acostumado a ludar com Madonna, Rihanna e tantas outras do gênero, o diretor de arte Giovanni Bianco reconhece toda essa determinação: "Reinventar-se é um ato de coragem. É lutar contra todos aqueles que preferem que a gente continue igual" , afirmou ele. "Eliana tem uma força que me conquistou".
Esse famoso ensaio aconteceu em junho de 2009, com todos os profissionais vindos de várias partes do mundo especialmente para isso. Foi feito no antigo Hotel Cambridge, perto da avenida Nova de Julho em São Paulo, um hotel abandonado. O resultado ficou ousado: um contraponto total com a imagem de Eliana no SBT ? nas fotos, uma mulher sofisticada, moderna, com cabelo mais curto. Sexy. Muito sexy.
Isso aconteceu quase ao mesmo tempo em que ela resolveu criar uma editora para lançar apenas livros de arte: era a construção de uma imagem que rendeu a ela frutos tão importantes quanto um redesenho de carreira aos 51 anos. E a tão sonhada ida para a Globo. Não é pouco coisa.
Ao demonstrar o desejo de fazer um ensaio fotográfico desses, com muita repercussão, saindo da sua zona de conforto, Eliana já colocava as mangas de fora. Foi uma construção cuidadosa de uma pessoa que de animadora de programas infantis a apresentadora queridinha dos domingos do SBT, virou uma profissional colocada, com ideias próprias e pronta para fazer bonito na maior televisão do país.
E esse desabrochar que o país inteiro acompanhou desde que ela era criança é, na verdade, uma obra aberta, ainda em construção.
Assumir o lugar que era de Astrid Fontenelle no comando do Saia Justa acho que será a tarefa mais difícil para ela, já que aquele público é mais exigente e não está tão acostumado assim com a presença dela. Já The Masked Singer, ela com certeza vai tirar de letra. Aguardando ansiosa por aqui os próximos capítulos.
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