Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Courrege se destaca ao traduzir técnico da Rússia; país foi sua 2ª casa
Marcelo Courrege foi um dos destaques da transmissão da Globo na vitória do Brasil contra a Rússia no vôlei feminino. Tudo isso porque ele mostrou que tinha talento para desvendar o que Sergio Busato, técnico italiano da seleção russa, estava falando.
Uma das instruções de Busato traduzidas por Courrege foi quando o repórter falou que o treinador estimulou suas atletas a provocarem as brasileiras.
Mas como ele entendia o que o técnico da Rússia falava?
Courrege tem a Rússia como sua "casa", assim como o Reino Unido, onde também foi correspondente. Apesar de ter nascido no Brasil, ele morou um bom tempo em solo russo devido à Copa do Mundo de 2018.
Ele era repórter fixo da Fórmula 1 na Globo em 2017, quando foi deslocado para ser correspondente na Rússia, de olho na Copa.
Sua chegada foi repleta de emoção, afinal, de cara, teve de cobrir um atentado no metrô de São Petersburgo. Ele ainda estava resolvendo questões burocráticas sobre como achar onde morar.
Durante participação no "Mais Você", Courrege chegou a falar sobre sua facilidade com o idioma russo, quer dizer, o que nós consideramos facilidade.
"Passei a entender o russo, a me comunicar com facilidade, mas não domino o idioma. É muito difícil, muitas nuances. Não são conjugações de verbo, são declinações. Como adequar situações ao tema que está falando. Sei uma ou duas, muito complicado. Com muita boa vontade, eles entendem o que estou falando. Não ficam me corrigindo, mas sei que estou falando errado."
Aprender os idiomas dos locais por onde passou —já foram mais de 40 países— é uma das motivações de Courrege, além de entender a essência das nações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.