Leão Lobo

Leão Lobo

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Nivea Maria, uma atriz injustiçada pela Globo

Certamente, Nivea Maria é uma das grandes estrelas da teledramaturgia brasileira.

A atriz estreou em 1964, na novela ''A Moça Que Veio de Longe'', na TV Excelsior, e depois disso fez muitas outras tramas na principal emissora da época, como ''A Outra Face de Anita'', ''Melodia Fatal'', ''A Indomável''.

Após a Excelsior, migrou para a TV Tupi, onde estrelou ''O Preço de Uma Vida'', fazendo par romântico com o grande astro do teatro, Sérgio Cardoso.

Ainda voltou para a emissora de origem para atuar no grande sucesso ''Sangue do Meu Sangue'', de Vicente Sesso.

Conversei com Nivea para saber de seu mais novo trabalho no teatro: a peça ''Norma''.

A grande atriz fez mais de 50 novelas em sua carreira de 55 anos. Chegou na TV Globo em 1971, onde fez grandes sucessos, como ''O Primeiro Amor'', ''Uma Rosa Com Amor'', ''O Semideus'', ''A Corrida do Ouro'', ''Gabriela'', ''A Moreninha'', ''O Feijão e o Sonho'', ''Dona Xepa'', ''Maria, Maria'', ''Olhai Os Lírios do Campo'', ''Coração Alado'', ''Terras do Sem-Fim'', ''Padre Cícero'', ''Livre para Voar'', ''Anos Dourados'', ''Brega & Chique'', ''Vida Nova'', ''Celebridade'', ''Caminho das Índias'', ''A Casa das Sete Mulheres''.

Nivea foi casada, de 1976 até 2003, com o ator e diretor Herval Rossano. Herval pediu o divórcio, alegando querer ficar sozinho por causa de seus problemas de saúde - ele acabou falecendo três anos depois.

Após a separação e morte do ator, Nivea entrou em depressão. Sobre a doença, a atriz afirmou: ''Na época, quem percebeu e me ajudou foi minha filha Vanessa, que é psicóloga. Tive também muita ajuda da TV Globo''.

Ela contou que também teve um problema sério na voz, causado por um edema de glote, que felizmente foi resolvido.

Continua após a publicidade

O contrato da grande atriz com a TV Globo acabou em 2022, e não foi renovado, depois de 51 anos de casa. Questionei a ela por que alguns atores (Susana Vieira, Rosamaria Murtinho, Mauro Mendonça) têm contrato vitalício com a emissora, enquanto outros grandes nomes, como a própria e Glória Menezes, não têm esse privilégio.

Nivea afirmou que não entende as regras da empresa e que talvez se arrependa de não ter feito contratos melhores na época, pois acabava se preocupando mais com seus papeis do que com a parte burocrática. Ela ainda disse que ficou um pouco magoada e triste com a situação. A atriz nunca teve um empresário, sempre preferindo tratar pessoalmente com as emissoras, mas que agora precisa brigar para receber pelas reprises de seus trabalhos.

Mesmo sem contrato fixo, seus trabalhos mais recentes foram as duas temporadas da produção do Globoplay, ''A Divisão''. Ainda rodou o Brasil com a peça ''Ensina-me a Viver''.

Atualmente, a atriz está ensaiando, às vésperas de completar 77 anos, a peça ''Norma'', que já teve uma montagem com Ana Lúcia Torre e Du Moscovis. É uma peça muito atual. Fala sobre uma mulher rígida, que rejeita o filho por ele ser homossexual.

Nivea explicou, emocionada, que acha importante falar sobre diversidade nas obras. Nesta montagem, ela contracena com Rainer Cadete, com quem já atuou na novela ''A Dona do Pedaço''. A peça é dirigida pelo, também talentoso, Guilherme Piva. Só craques!

''Norma'' estreia no próximo dia 15, no Teatro Vivo, em São Paulo. Vale muito conferir.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes