Leão Lobo

Leão Lobo

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

'A grande mídia valoriza mais dos mesmos', diz cantora Analu Sampaio

A menininha ex-caloura do Raul Gil e ex "The Voice Kids" da Globo hoje é uma jovem supertalentosa de apenas 16 anos, elogiada por mestres da MPB e super comprometida com o seu cantar, de forma muito profissional. Estou falando da baiana de Vitória da Conquista Analu Sampaio, que chama a atenção por seu bom gosto musical desde pequena. Nem de longe é uma copiadora de famosos, mas uma pesquisadora musical, afinadíssima e performer.

Conversamos sobre sua carreira, que apesar da pouca idade, já possui uma grande experiência e reconhecimento. Analu me contou que a música sempre esteve presente em sua família, mesmo antes de seu nascimento. Seu pai, embora não profissionalmente, sempre se interessou pela música e toca baixo até hoje. Seu interesse vem daí, da influência família e da afetividade, pois lembra que assistia a programas com cantores infantis ao lado de seu avô. Foi para ele que ela expressou o desejo de participar de um desses programas; esse desejo a levou a fazer um vídeo que viralizou na internet e chamou a atenção de alguns produtores televisivos.

Com cinco anos, ela participou dos calouros do Raul Gil e contou que, apesar do nervosismo, se soltou quando cantou — o sucesso foi tanto que ficou quatro anos participando do programa. Aliás, lá ela recebeu o apelido de "Mini Elis Regina". Tanto que aos 10 anos já havia dividido o palco com Toquinho, Roupa Nova, Sandra de Sá, Baby do Brasil, Tiago Iorc, Sidney Magal, Jorge Vercilo, Daniel, Ivete Sangalo, O Teatro Mágico, entre outros artistas.

Analu se sente honrada e fala com muito entusiasmo sobre ser comparada à grande Elis Regina, além de expressar admiração por ela. A jovem conta que antes de moldar sua própria identidade musical, se inspirava na cantora, e hoje, já com sua personalidade musical formada, continua sendo influenciada por Elis e por outros artistas que admira. Ela tem influência musical rica, que inclui grandes nomes da música brasileira como Chico Buarque, Djavan, Gilberto Gil e Caetano Veloso. "Crianças são como esponjinhas, tudo o que elas vivenciam e tudo que elas escutam, ela absorve e aprende a gostar. Se você escuta MPB, seu filho vai conviver com isso e ele vai gostar".

Sobre sua participação no "The Voice Kids" em 2020, quando tinha 11 anos, ela diz que nunca havia passado pela experiência de cantar de forma "competitiva", ela ressalta que a visibilidade proporcionada pela Rede Globo foi significativa para ela e seu trabalho — tanto que chamou a atenção de Ivan Lins, por ter interpretado "Madalena" em sua primeira apresentação no programa e resultou uma gravação com ele da canção "Renata Maria".

Na competição, ela foi orientada por Claudinha Leitte no início, Mumuzinho do meio para o final (quando Claudinha precisou se afastar devido à pandemia da covid-19) e seu produtor musical Torcuato Mariano — que trabalhou com Cazuza, Gal Costa, Djavan, Caetano Veloso, entre outros grandes artistas —, chegando a semifinal.

Acho que quando você vai entrar nesse tipo de programa, você tem que ter na sua cabeça muito bem resolvido que você está indo para se divertir, para mostrar sua música, para mostrar sua voz, porque é um programa que tem muita gente legal, muita gente talentosa e você está com pessoas que tem o mesmo interesse que você (...) Então tem que ter muito respeito com as pessoas que estão participando (...) e também dos pais terem noção dessa ajuda psicológica do filho porque é muito necessária em programas desse tipo. Analu Sampaio

Apesar de todo seu comprometimento e seriedade com a música, ela enfatiza que é uma adolescente "normal" como qualquer outra, que estuda, que gosta de sair e de encontrar seus amigos. E apesar de não ser festeira, adora ir a shows. Analu está no terceiro ano do Ensino Médio e pretende cursar Música na faculdade, com especialização em Composição e Regência. Ela acredita que a ajudaria muito em sua profissão e aprenderia mais de forma teórica. Analu salienta que as redes sociais hoje são muito inconstantes e que os artistas precisam pensar se determinado conteúdo irá gerar engajamento, por exemplo. Ela observa que muitas pessoas focam excessivamente nisso e explica que, apesar de se dizer que a internet facilitou as coisas, para os artistas, na verdade, está mais difícil.

Todo mundo diz que hoje a internet facilitou, mas para o artista antes as coisas eram mais 'tranquilas', porque você vendia o disco todo, agora para você ter uma música de sucesso, você precisa virar trend no TikTok, é uma coisa meio inconstante. Hoje, é mais difícil. [...] A grande mídia valoriza mais dos mesmos e eu acho que tem muitos artistas novos, não no sentido de idade, mas que começaram agora, que estão com muita coisa para mostrar e não são valorizados.

Continua após a publicidade

Apesar das dificuldades enfrentadas pelos artistas, Analu lançou recentemente um disco que está disponível nas plataformas digitais. Atualmente, ela é empresariada e orientada pelo empresário e produtor musical Felipe Simas, conhecido por ter descoberto talentos como Tiago Iorc e o duo AnaVitória; esses artistas foram considerados os principais responsáveis pelo retorno da MPB às paradas de sucesso, furando o predomínio do sertanejo e do funk na segunda metade da década de 2010.

Simas, que acumula seis prêmios Grammy Latino por seu trabalho com Iorc e AnaVitória; não trabalha mais com Tiago, mas continua gerenciando a carreira do duo, além de artistas como Manu Gavassi e, agora, Analu, uma promissora voz da nova geração da MPB.

Conhecer mais a fundo a história e os interesses musicais e profissionais dessa pequena grande jovem foi muito especial, fiquei admirado pela maturidade e pelo conhecimento de Analu e acredito que você também precisa conhecê-la e ouvir suas canções, que são deliciosas e modernas ao mesmo tempo. Foi um prazer compartilhar essa descoberta.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.