Leão Lobo

Leão Lobo

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Autor de Família É Tudo, Daniel Ortiz defende Rafa Kalimann: Está excelente

O meu entrevistado deste domingo é Daniel Ortiz, autor de "Família É Tudo", atual novela das 19h da Rede Globo, e o profissional que mais tem me encantado ultimamente. Ao conversar com ele, descubro que ele sempre quis trabalhar com televisão, porém antes de começar a realizar sua vontade, se formou em Relações Internacionais e trabalhou em diversos países e organizações renomadas para, assim, conseguir dinheiro para fazer um curso no American Film Institute em Los Angeles (EUA). A princípio, ele estudaria Direção, mas por falta de vagas, acabou indo para o de curso de TV Drama, ou em português: Roteirista de drama. No curso, ele conheceu diversas pessoas que acabaram o levando para trabalhar na área em diversos países como o Peru, México e até no Oriente Médio, mas foi em 2010 que ele começou a trabalhar aqui no Brasil, com Silvio de Abreu.

Trabalhos no exterior

Após estudar em Los Angeles, em 1998, o autor foi trabalhar no Peru, onde fez o programa infantil "Chiquitoons". Ele conta que tentou escrever uma novela por lá, porém por uma questão política local e mudanças na área de televisão, não deu muito certo.

Depois, Daniel foi para o México, onde trabalhou na TV Azteca e realizou a primeira temporada do reality show musical "La Academia". Depois, foi para a Televisa em 2003, onde chegou a vender algumas histórias que não foram produzidas pelo canal —ele conta que a emissora tem o costume de comprar muitas histórias. Ele explica que foi outro aprendizado, para entender a América Latina, já que as novelas de lá são bem diferentes das brasileiras.

Lá é muito diferente. Na Globo, por exemplo os atores andam de camiseta, chinelo, são mais simples. Já na Televisa, por exemplo, a Lucero entra com dois ou três seguranças, imagine. Lá o nível de estrelismo é muito grande, porque não é só o México, é a América Latina inteira

Ele conta que dentro da Televisa existe uma escola de atores e que passavam por lá atores de vários países, como Argentina, Cuba, entre outros. Lá, eles aprendiam a usar o ponto eletrônico, a suavizar o sotaque, entre outras habilidades, e os que se destacavam eram chamados para as novelas do canal.

Oriente Médio

Em suas vivências no exterior, Daniel escreveu em 2008 uma novela nos Emirados Árabes, que foi produzida somente entre 2010 e 2011 e foi ao ar em 2012, quando ele já não vivia mais por lá. A obra se tornou a primeira novela a ser produzida do país, pois eles tinham o costume de produzir séries para serem exibidas no período do Ramadã, que é um mês sagrados para os muçulmanos, onde eles fazem jejum entre o amanhecer e o anoitecer.

Silvio de Abreu

Daniel conta que o encontro com Silvio foi casual e que eles se conheceram após sair uma notícia sobre seu trabalho na Televisa. Rindo, ele conta que na entrevista que deu à época, dizia que seu autor preferido era Gilberto Braga. Quando Silvio recebeu a reportagem, questionou o porquê a haviam para ele, já que ele não era o autor preferido de Daniel.

Continua após a publicidade

Mesmo com a resposta ácida, os dois acabaram se aproximando por causa do interesse de Silvio por filmes dos anos 50 — ele queria alguns filmes raros mexicanos da época.

Enquanto Daniel estava morando no Oriente Médio, Silvio o chamou para ser seu colaborador em "Passione" (novela das 21h que foi ar entre 2019 e 2010 na Rede Globo) e essa foi sua estreia - com pé direito - na televisão brasileira.

O Silvio tem essa paciência de ensinar autores novos. Ele fez isso com João Emanuel Carneiro, foi supervisor dele na primeira novela. Nas primeiras escaletas de 'Passione', a gente fazia juntos e aí eu comecei a entender o processo dele, de como ele elaborava as cenas, como ele construía e estruturava os capítulos. (...) Ele tem essa habilidade de ensinar.

Novelas

Sua primeira novela solo foi "Alto Astral", que foi baseada em uma novela de Andrea Maltarolli, falecida precocemente em 2009. A Globo lhe deu a sinopse e seis capítulos e, em cima disso, ele criou a novela, mudando e mantendo algumas coisas da sinopse original.

Ele conta que Silvio foi supervisor de Andrea em "Beleza Pura" e que por ter um carinho muito grande por ela, sentiu-se na missão de dar continuidade ao trabalho dela.

Continua após a publicidade

Mais tarde, Daniel enfrentou outro desafio com a novela "Salve-se Quem Puder". O folhetim foi prejudicado pela pandemia de Covid-19 e por isso, teve que sair do ar. Quando pôde voltar, lembra ele, muito havia mudado: as gravações não podiam ser feitas com aglomeração e nem em alguns locais dos Estúdios Globo do Rio de Janeiro, como eram feitas anteriormente. Mas ao autor considera que o resultado foi muito bom.

Processo de trabalho

Daniel revela que passa praticamente o dia até o início da madrugada focado em sua novela, escrevendo os textos, participando de reuniões e ajudando na edição de seus capítulos; e passa mais ou menos seis meses nesse "batidão". No início das gravações, a pressão é menor e ele faz poucos capítulos por semana; conforme a história vai passando, a demanda e a pressão aumentam.

Remakes

Daniel já produziu o remake de "Sassaricando" e fez, com Silvio, o de "Guerra dos Sexos". Para ele, não é difícil trabalhar com uma releitura de alguma novela, já que na Televisa a maioria das novelas são remakes e, segundo ele, o Brasil demorou um pouco para começar a produzi-los.

"Cambalacho" (1986) e "Brega & Chique" (1987) seriam algumas das novelas cujas releituras o autor gostaria de ver.

Continua após a publicidade

Questionado sobre qual atriz poderia interpretar a nova Odete Roitmann na nova versão de "Vale Tudo" - que tem previsão de estreia para abril do próximo ano - Daniel acredita que Glória Pires e Cristiane Torloni cairiam bem no papel. Ele concordou comigo que Cássia Kis também faria uma ótima vilã na trama.

Novela das 21h

Daniel conta ainda que se sente bem com a faixa das 19h, já que há muita pressão em fazer uma tradicional novela das 21h.

Fui colaborador do Silvio em 'Passione' e é uma pressão muito maior, são cinco blocos. É muita pressão. Você tem que ter muita saúde mental. Se uma novela das 7 já é um cansaço, imagine uma novela das 9 que é centro das atenções. É para os fortes. Eu estou muito bem aonde eu estou (risos).

'Família É Tudo'

O autor diz que a ideia de escrever "Família É Tudo" surgiu de um sonho que ele teve: uma família estava trancada em uma casa, a avó tinha desaparecido e todos eles tiveram que procurá-la. Após alguns acontecimentos do Brasil, ele achou interessante mostrar uma família que está brigada por diversos motivos e retratar a importância da união, bem como mostrar vários tipos de família.

Continua após a publicidade

A princípio a novela terá 179 capítulos, com previsão de término para o fim de setembro. Daniel conta que para finalizar tudo, faltam vinte. Ele também não dá muitos spoilers, pois ainda não tem ideia de como terminarão os romances da trama, como o de Lupita, por exemplo.

"Eu tenho muito carinho pelo México, em 'Salve-se Quem Puder' a novela começava no México, tinha um personagem mexicano. E aí eu pensei: Por que não trazer uma personagem inspirada de lá?", afirma, ao falar sobre a personagem Lupita (que é interpretada por Daphne Bozaski).

O autor também cita alguns personagens da trama pelos quais ele tem um carinho maior e fala sobre o mistério do sumiço das irmãs Frida e Catarina, personagens de Arlete Salles; como já divulgado, Frida está viva e voltará já nesta semana, e a história mostrará como ela fez um acordo com o sobrinho e planejou que seus netos se reaproximassem com sua morte falsa, para tentar ajudá-los, já que ela viu a morte de perto.

Ele explica que Catarina foi para Angra dos Reis ficar isolada e Frida assumiu seu lugar e, por isso, aparecia pouco na história. Porém Frida ainda não sabe que o sobrinho Hans (Raphael Logam) tentará matá-la de verdade para que aquele testamento falso, que ela fez para unir os netos, passe a valer oficialmente.

Daniel adianta que Andrômeda (Ramille) e Sheila (Mariana Armellini) virarão grandes estrelas do funk e do pop e que não pensou em fazer um triângulo amoroso com Andrômeda e Chicão (Gabriel Godoy).
A ideia dos cachorrinhos surgiu do próprio autor e agora, na reta final, os cachorrinhos voltarão a participar da trama.

Ele também conta que não tem tempo de encontrar os atores de sua trama e que às vezes conversa com alguns via redes sociais e WhatsApp.

Continua após a publicidade

Eu converso com parte de elenco sim e acho importante essa troca. Tinha uma época que achavam que o ator não podia falar com o autor; Não, a gente tem que ter uma troca

Como Ivani Ribeiro, Daniel às vezes faz um personagem pensando em escalar um determinado ator, mas era mais fácil antes da pandemia, quando havia elenco fixo. Agora, como muitos saíram e só realizam trabalhos por obra, ficou mais difícil, porque eles podem estar em outros projetos.

Antes você conseguia planejar o elenco com antecedência, um ano antes, por exemplo. E após a pandemia, com os streamings que mudaram o hábito do público, o mercado ficou mais competitivo. Você vai conseguir ter certeza mesmo do elenco dois meses antes ou fechar umas duas semanas antes

O autor diz que não lê críticas sobre a trama e fala sobre algumas críticas que ele recebe, como as dos erros de continuação - lembrando que eu não acredito que haja erros nessa novela. Ele explica que alguns capítulos ficaram muito grandes e precisaram ser editados. Se um personagem tira os óculos, por exemplo, o movimento de tirar os óculos foi cortado para diminuir o capítulo, o que parecia um erro, mas não era.

Ele também comenta sobre as críticas que Rafa Kalimann recebe sobre sua vilã.

A Rafa é o seguinte: Qualquer coisa que saia dela (na imprensa) dá clique e falar mal dela dá mais clique ainda. Ela estuda atuação desde os doze anos e ela vem estudando por conta própria há muito tempo, eu conheço o preparador dela e eu sabia que ela estava estudando. A gente abriu testes e ela fez um ótimo teste. Ela é dedicada. (...) Para uma atriz que está começando, primeira novela, ela está excelente e você vê a evolução dela

Continua após a publicidade

"Família É Tudo" é aquela novela das 19h raiz e mostra um Daniel Ortiz cada vez mais competente, maduro e talentoso, reunindo tudo o que aprendeu pelo mundo e com Silvio de Abreu, sem perder sua essência e brasilidade.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes