Leão Lobo

Leão Lobo

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Ator vive mesmo personagem em filme e série sobre Silvio Santos: 'Conexão'

Eu brinco que o entrevistado desta terça (20) é o meu "garoto medalha de ouro", porque quando tive um programa na Rede CNT, meu diretor, na época, sugeriu colocar no ar todos os dias um capítulo de uma webnovela.

Era "A Vida de Lucas Batista", série/novela em que Johnnas Oliva era o protagonista, e deu super certo. A partir daí, comecei a admirá-lo e acompanhar seu trabalho de perto.

Johnnas Oliva é um ator com um currículo extenso e reconhecido, que passa pela TV aberta, streamings e palcos teatrais.

Ele participou de novelas como "Chiquititas" e "Corações Feridos", ambos no SBT, "Haja Coração", na Globo. Séries no Multishow, na Globo, como "Ilha de Ferro", e em outras plataformas de streaming, como HBO Max com "O Negócio", e Netflix, com "Bom Dia, Verônica" e, mais recentemente, na Disney+, com "O Rei da TV", série que fala sobre a vida de Silvio Santos —que nos deixou no último sábado, aos 93 anos.

Inclusive, há três séries prontas em que ele participa e que estão previstas para estrear no próximo ano. Entre elas uma sobre a vida de Raul Seixas, na qual ele interpreta o músico Roberto Menescal.

Para conseguir realizar tantos trabalhos brilhantes, ele conta que é "inquieto" e que está sempre se conectando com produtores, diretores e roteiristas para encontrar novos personagens, além dos que são apresentados por suas empresárias.

Johnnas comemora que em meio a essas buscas, ele tem o privilégio de ser convidado para muitos projetos e explica que muitas vezes consegue conciliar sua agenda para realizar mais de um trabalho ao mesmo tempo. Porém, em relação ao teatro com o audiovisual, ele opta por realizar um de cada vez.

O ator não consegue escolher um trabalho especificamente como o mais marcante, pois cada um tem algo que o encanta. Como a história do personagem, o desafio físico de outro e por aí vai, mas cita com carinho o trabalho realizado com José Henrique Fonseca, que era um dos diretores que ele sempre quis trabalhar em "Bom Dia, Verônica".

Para cada trabalho que eu faço, sem demagogia, eu aprendo tanto e tenho um carinho tão grande pela equipe, pelo elenco com o qual contraceno e pelos personagens que estão sendo presenteados para mim, que é difícil escolher um ou o outro. Johnnas Oliva

Continua após a publicidade

Mudanças no mercado artístico

Johnnas diz acreditar que a mudança foi abrupta no mercado de trabalho, que agora é por obra e não mais com contratos longos. Ele explica que eles ganham somente pelo trabalho e não pela imagem, ou seja, não ganham se o trabalho estiver passando milhares de vezes em outros países. Os sindicatos e os atores já estão se movimentando para melhorar essa situação.

Para ele, os streamings vieram de uma forma maravilhosa, pois os atores podem realizar trabalhos grandiosos e com uma grande equipe, mas que, por enquanto, os serviços ainda pecam na divulgação dos trabalhos. Como o trabalho é instável, ele explica que os atores precisam ter uma certa educação financeira para ficarem certo período sem tantos trabalhos.

Silvio Santos

Dois trabalhos recentes de Johnnas são relacionados à vida de Silvio Santos: a série "O Rei da TV" e o filme "Silvio", que estreia dia 12 de setembro nos cinemas. Nos dois trabalhos, ele interpreta o sequestrador Fernando Dutra Pinto, que cometeu o crime contra Silvio e sua família, em agosto de 2001.

Johnnas explica que foi "escolhido" três vezes para interpretar Fernando, pois as gravações do filme foram interrompidas duas vezes por causa da pandemia e por problemas burocráticos —até que, quando ele achava que o filme não ia mais rodar, foi chamado para a série.

Continua após a publicidade

O ator conta que estudou e mergulhou bem na vida de Dutra para entendê-lo e que, apesar de ter nascido em uma família boa, ele acabou usando tudo para o mal. Por ser praticante da religião espírita, o ator diz acreditar que, após 23 anos de sua morte, o espírito do rapaz já evoluiu.

Ele conta que trabalhar com dois atores diferentes interpretando Silvio Santos foi muito bom. José Rubens Chachá interpretou Silvio na série e Rodrigo Faro, no filme, e os dois, segundo Johnnas, foram generosos. "Queria muito contar a história de Fernando no cinema, porque é uma história maior, uma história mais extensa que só um episódio na série."

Tive uma conexão com ele através de sonhos e energia muito forte. Respeito muito esse cara que passou aqui pela terra e teve essa vida conturbada. Recebeu amor dos pais e dos amigos, mas foi para um caminho mais obscuro. E eu sei que hoje, 23 anos que ele foi embora, ele deve estar num lugar bom, ele já evoluiu, com certeza. Johnnas Oliva

"Silvio" continua com a estreia nos cinemas brasileiros marcada para o dia 12 de setembro, exatamente três meses antes do dia de nascimento do apresentador, porém, os produtores optaram por adiar todos os eventos relacionados a divulgação do longa que começariam esta semana, por conta da morte do apresentador. O filme conta a história de Silvio e dos bastidores do sequestro que parou o Brasil em 2001. O drama é dirigido por Marcelo Antunez, com Rodrigo Faro na pele do apresentador, atores como Paulo Gorgulho, Poliana Aleixo e Johnnas Oliva, como Fernando Dutra Pinto.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes