Leão Lobo

Leão Lobo

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Produtor de grandes hits, Hitmaker entrou na música para homenagear avó

Wallace Vianna é o nome da pessoa física que fica por trás do famoso produtor e DJ Hitmaker, responsável pela grande parte de hits que ouvimos nos streamings, nas rádios e tvs atualmente, inclusive com sua produção na abertura da próxima novela das 21h da Rede Globo. E apesar das batidas fortes, das músicas energéticas, conheci um profissional calmo, tranquilo e nada "atacado" como a gente espera.

Infância e início de carreira

O produtor nasceu e cresceu na comunidade da Água Santa, no Rio de Janeiro, e conta que a música lhe escolheu através de sua avó, que ouvia todos os dias Alexandre Pires e, e em meio a sua luta contra o câncer, sem poder trabalhar ou sair da cama, acabou perdendo uma das coisas que mais a confortava que era seu tocador de discos. Com isso, Wallace, ainda um jovem adolescente, decidiu confortar a avó de alguma forma e pegou emprestado um cavaquinho e, mesmo sem saber tocar, se arriscou e começou a embalar o sono dela. Ao ver que ela havia gostado, ele foi tomando gosto pelo instrumento e querendo aprender mais. No dia que ele conseguiu aprender a cantar e tocar a música preferida de sua avó, "Interfone" do Só Pra Contrair, ela morreu, sem conseguir ouvi-la. A partir daí, veio a vontade de conseguir realizar tudo o que havia lhe prometido em vida.

Assim como o ídolo de sua avó, Wallace começou no pagode e com o tempo foi vendo que gostaria de aprofundar mais na música —assim como Alexandre Pires, que era cantor, produtor e compositor, por exemplo, e se transformou no hitmaker que é hoje, com parcerias desde o funk ao sertanejo.

"A vida do compositor, do produtor, do artista é muito complexa. As pessoas costumam ver a ponta do iceberg, os shows, as viagens, mas isso é quase nada perto dos perrengues que a gente tem que passar", diz. Wallace brinca que usou muito a lei da atração, pois sonhava em ser um lançador de hits como Michael Sullivan, e lembra que quando o conheceu se emocionou e falou pessoalmente para ele de sua admiração.

Sucessos

Como um bom hitmaker, ele não consegue escolher uma música somente como seu maior sucesso, mas a música que o fez sair da comunidade que morava e dar o primeiro passo na carreira foi "Beijinho no Ombro" de Valesca Popozuda, de quem fala com muito carinho pois ela o apoiou desde o começo.

Ele relembra que produziu músicas que estouraram como "Ai Papai" (Anitta e Mc Danny), "Combatchy" (Anitta, Lexa e Luísa Sonza) e "Cheguei" (Ludmilla) —ele inclusive produziu o projeto conjunto de Anitta e Ludmilla antes delas brigarem.

É até injusto eu falar [qual a música preferida], porque é igual filho, eu tenho carinho por todas.

Processo criativo

Wallace conta que vê música em tudo e que é muito observador. Sem seguir uma fórmula para a criação de suas produções, ele brinca que, na correria do dia a dia, as pessoas não percebem as palavras e o que ele faz é retirá-las do dia a dia e mostrar para outras pessoas. Ele conta que uma vez, em uma discussão com sua esposa, parou para prestar atenção no que ela dizia para retirar frases e palavras para as suas composições, assim como ouve as histórias de outras pessoas e tenta criar em cima.

Continua após a publicidade

Ele explica que a parte mais difícil e mais gostosa do processo de criação é tentar materializar o sentimento do artista, porque independentemente do artista ser compositor e intérprete ou somente intérprete, ele precisa mostrar verdade. E que como 80% de suas músicas foram para mulheres, ele tem que ser mais ouvinte para entrar no universo feminino. Wallace atribui essa sensibilidade à influência de sua avó.

Talvez 80% das músicas que eu fiz foram para mulheres, então eu tenho que entrar no universo feminino, ouvir as histórias, por isso eu falo que é muito mais ser um ouvinte

Parcerias

Hitmaker tem diversas e diversas parcerias, com artistas de diferentes gêneros musicais —e pelo menos uma música de sua produção você já ouviu. Ele brinca que não trabalha com música e sim com relacionamentos, e que isso o ajuda a conhecer novas pessoas, novos trabalhos e assim a vida vai fluindo. Ele conta também que não deixa nunca de pesquisar e que está sempre ouvindo e conhecendo novos artistas, misturando estilos musicais e explorando a cultura brasileira.

Questionado sobre algo inusitado que aconteceu no estúdio com algum artista, ele brinca que seu advogado está de folga mas relembra um causo: em certa ocasião, uma artista marcou com ele e, no dia, disse que estava viajando e que não poderia ir. Ao sair do estúdio, porém, Wallace cruzou com ela na praia.

Evolução do pop e do funk no Brasil

Wallace acredita que a música brasileira está deixando de ser "centralizada" e saindo da mão de empresários, que antes determinavam o que ia ser sucesso ou não e que, agora, os artistas conseguem mostrar sua arte com mais liberdade, mesmo sem tanto poder aquisitivo. Ele sabe que o investimento ajuda sempre, mas esse não é mais o fator determinante para um artista fazer sucesso ou não.

Continua após a publicidade

Eu fico muito feliz com o que está acontecendo no Brasil, até mesmo devido às redes sociais e às plataformas digitais. Eu costumo dizer que está 'descentralizando' a música, não só pelo funk ou pelo pop; mas durante muitos anos tinha uma hegemonia de empresários que determinavam o que ia ser sucesso ou não no país e hoje em dia, a gente vê artistas que não tem o mesmo poder aquisitivo ou as mesmas oportunidades e somente com criatividade e expressando sua arte, se conectando com milhões de pessoas. Através disso, a gente tem uma forma de se expressar mais livre, no qual o investimento ajuda sempre mas não é mais o fator decisivo para alguém fazer sucesso ou não.

Pra ele, para um artista fazer sucesso é necessário ter um propósito, uma motivação e seguir em frente, mesmo com as críticas que irão surgir.

As pessoas dizem: 'Pô, você quer levar uma mensagem pelo funk?' Também, porque através do funk, num baile, por exemplo, tem pessoas que passaram a semana toda com problemas e ali é um momento que eles querem receber uma energia, querem se distrair. Todo tipo de música, todo tipo de arte, de evento, é genuíno. O seu trabalho tem que ter verdade

Música tema da nova novela das 21h

Com tantos sucessos e 24 anos de carreira, Hitmaker foi convidado por Anitta para fazer uma releitura de "Mania de Você", sucesso de Rita Lee que também é o título da novela das 21h da Rede Globo. Ele diz que foi um presente ter recebido o convite para produzir a canção e que ficou feliz com o resultado de mais um trabalho com a "patroa", como ele carinhosamente a chama. Ele também se emociona ao ver aonde seu trabalho chegou e diz que foi a realização de um sonho de família e de infância.

Continua após a publicidade

A canção já está disponível nas plataformas de streaming e poderá ser ouvida todos os dias a partir do dia 9 de setembro, no horário nobre da Rede Globo, que é quando a trama "Mania de Você" estreia. Além desse sucesso, Hitmaker pode ser ouvido em diversas canções de artistas diversos nas redes sociais, plataformas de streaming e de vídeos. Virei mais fã!

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.