Láctea Meu Fii: influencer se inspira em Serginho Groisman e quer fazer TV
Com sorriso fácil e bem-humorado, Stenio Girardelli, 23, mais conhecido como Láctea (ou Láctea Meu Fii), ficou famoso fazendo vídeos no TikTok e Instagram, mostrando seu dia a dia de forma cômica. Com mais de 4 milhões de seguidores no Instagram e quase 4 milhões no TikTok, Láctea, natural de Lavras (MG), cresceu rapidamente na internet, coisa que não imaginava.
Carreira
Stenio, que é muito interessado em games, começou a produzir vídeos em 2017, quando abriu um canal no YouTube para mostrar suas partidas online. Um tempo depois, decidiu parar com os jogos, entrou no TikTok e começou a ter ideias para vídeos. O negócio foi dando certo e crescendo cada vez mais, alcançando diversos jovens e ganhando reconhecimento e engajamento. No final de 2021, conseguiu fazer sua primeira ação publicitária.
A internet mudou a vida de Stenio, que atualmente mora em São Paulo e conta com uma equipe para cuidar de sua carreira, conseguindo viver só do dinheiro que ganha pela internet. A vinda para a capital paulista se deu por oportunidades maiores, tanto no âmbito criativo quanto no âmbito financeiro.
Ele conta que seus pais não são muito ligados à internet e que eles não entendiam muito bem o seu trabalho, mas com o tempo, foram buscando entender tanto que, hoje, seu pai é seu contador e o ajuda com as finanças.
Antes de morar definitivamente em São Paulo, ele visitava a cidade de vez em quando, já que seu irmão começou a trabalhar na capital paulista. Questionado se a cidade grande o assustou, ele brinca: "Assustei bastante, meu fi" e ri.
Apesar do nome forte, Stenio optou por continuar usando seu apelido que vem da época que fazia vídeos ao vivo jogando videogame —como muitos influenciadores e famosos fazem hoje em dia.
"Eu também acho meu nome forte (Stenio). Eu gosto dele bastante apesar de as pessoas acharem que eu não gosto. Quando iniciei tudo, eu era muito novo e coloquei esse 'nickname' nos jogos e acabei deixando, pois, no início, era mais voltado para o videogame".
O termo "Meu Fii" é o bordão, quase gíria, que o influenciador usa, sendo a abreviação de "meu filho".
Láctea brinca que "estar rico é relativo", mas que na sua cabeça, para a sua idade, ele está. "Na minha cabeça eu estou rico sim, porque eu estou morando em São Paulo, consegui montar um computador que eu sempre quis, tenho a liberdade para poder voltar para Minas quando eu quero, então, nesse sentido, para mim, eu estou bem rico".
Ele avisa que não está solteiro e que namora há mais de dois anos, um pouco antes de estourar na internet. Os dois namoram à distância, já que Anita (que também é mineira) está terminando a faculdade de nutrição. Ele explica que os dois se respeitam, que se entendem e que ela é muito compreensiva em relação à agenda dele e à necessidade de viajar bastante.
Sobre polêmicas e ter que tomar posições em alguns assuntos, ele explica que prefere não entrar em assuntos que não entende. "Tem muita gente que tem necessidade de falar e eu acho legal, mas antes de falar, eu prefiro ter muita ciência e estudo sobre o que eu vou falar, então, eu prefiro não entrar em assuntos que eu desconheço".
Jogos olímpicos e futuro profissional
O criador de conteúdo foi convidado para cobrir as Olímpiadas de Paris deste ano e foi parceiro de influenciadores tão conhecidos quanto ele, além de ter trabalhado com a jornalista Fátima Bernardes, com quem afirma ter aprendido bastante sobre comunicação.
Stenio conta que participar da Olímpiada deu uma maior dimensão para sua família sobre o seu trabalho, já que estava como entrevistador e com uma grande jornalista, por exemplo, e que o ajudou a ter mais visibilidade com outras marcas e empresas.
"A coisa principal que eu aprendi com a Fátima, parece meio 'tosco falar isso', mas foi a humildade perante o trabalho dela. Eu estava ali no meu trabalho e ela ali, dividindo o mesmo trabalho e eu vendo como ela tem uma postura para isso e eu ficava: 'Que honra ter essa referência'".
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberEle explica que, as vezes, por fazer um trabalho na internet, ele e outros influenciadores não se colocam como "relevantes" e que ver pessoas que já têm uma carreira pública no jornalismo e na televisão, como Fátima, trabalhando perto deles, é como se desse um "gás" para eles.
Láctea fala sobre a oportunidade de conversar com a campeã de ginástica olímpica, Rebeca Andrade, logo após ela conquistar a medalha de ouro, enquanto ela estava com sua família, comemorando, e que ficou muito honrado.
Sobre realizar sonhos, ele explica que tem tanto sonhos materiais quanto sonhos profissionais. Stenio conta que tem vontade de voltar para a faculdade, já que optou por trancar o curso de administração, e que gostaria de fazer outro curso de teatro —ele já realizou um curso em uma das melhores escolas de teatro do país, o Teatro Escola Macunaíma em São Paulo—, com mais tempo para aprimorar sua experiência e conhecimento na área da comunicação.
Ele diz acreditar que o trabalho na televisão traz um respeito um pouco maior que o da internet e que busca trabalhar também com TV se for algo que tenha sentido para ele. "Eu não tenho vontade de ir para a televisão e parar a internet. Eu tenho vontade de ir para a TV para agregar ao meu trabalho online".
Conforme foi amadurecendo na internet e indo para outros caminhos, como o humor e a comunicação, Stenio afirma ter se espelhado em Serginho Groisman, admitindo que gostaria de seguir passos do apresentador. Apesar de ter trabalhado recentemente com esportes, ele é taxativo ao dizer que prefere outros assuntos. "Estou superaberto, porque comunicação é isso... Ela acaba te levando para vários caminhos."
"No início, eu tinha um pouco mais de dificuldade de dizer que era humorista. Porque quando você fala 'eu sou humorista', você já liga para stand-up comedy ou um programa, como eu não me encaixava nisso, eu não me sentia humorista, mas hoje em dia eu me sinto e acho que tenho feito isso muito bem através da comunicação".
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.