Leão Lobo

Leão Lobo

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

'Quero emocionar': Lary sobre projeto próprio, após compor para Iza e Ivete

Neste domingo (13), trago um pouco da conversa que tive com a cantora e compositora Lary, nome por trás de canções de sucesso de artistas como Iza, Ludmilla, Thiaguinho, Juliette, Paula Fernandes, entre outros.

Já conhecida como compositora, ela está lançando agora novos trabalhos como cantora. Você, com certeza, já ouviu o hit "Em Busca da Minha Sorte", lançado neste ano e colocado em shows e projetos de vários outros artistas.

Só para ter uma dimensão do trabalho dela, seis das 18 canções do álbum "Numanice 3", de Ludmilla, foram escritas por Lary. Já em "Afrodhit", de Iza, ela assina cinco faixas —lembrando que o álbum foi indicado ao Grammy Latino.

Carreira

Lary sempre esteve envolvida com música por influência de sua mãe, que ela caracteriza como muito musical. Mas acabou seguindo outros caminhos, tendo estudado engenharia de produção. Foi durante a faculdade, ao participar de apresentações de amigos, que ela percebeu que era a música o seu caminho.

A partir daí, começou a ir atrás. Postou vídeos na internet e procurou empresários e produtores, até que lançou a música "Salto 15", que estourou no país ao ser escolhida como trilha de Bibi Perigosa, personagem de Juliana Paes, com sua rival, Carine, interpretada por Carla Diaz, em "A Força do Querer" (Globo, 2017).

Uma das primeiras cantoras a gravar suas composições, no entanto, foi Wanessa Camargo, ao lançar "Fragmentos".

Lary começou no pop, com influência do funk, mas com o tempo e com demandas de artistas do pagode e do sertanejo, foi amadurecendo musicalmente. Percebeu que era dessa forma que gostaria de cantar, mas não nesse ritmo. E seu trabalho já vem sendo reconhecido, tanto que ganhou neste ano o Prêmio Jovem Brasileiro como compositora do ano.

Inspirações e processo de criação

Uma das inspirações da cantora é Ivete Sangalo, com quem já teve alguns encontros, além de ter tido uma de suas composições gravadas pela baiana em parceria com Lucy Alves.

Continua após a publicidade

Lary diz que gosta de escrever músicas que "arrepiem as pessoas", não somente músicas motivacionais, mas também sofrências, para mostrar a vulnerabilidade, por exemplo.

Hoje, no entanto, ela já não espera mais a inspiração chegar e afirma que está cada vez mais "rápida" nesse processo. Lary também conta com parceiros de composição, com destaque para Dan Ferreira. Juntos, eles já tiveram músicas gravadas por Glória Groove, Ludmilla e outros.

A cantora, somente neste ano, tem mais de 300 músicas criadas, mas pretende terminar o ano com pelo menos uma música por dia. Já canções gravadas por outros artistas são cerca de 230.

Momento especial

Lary conta que já teve diversos momentos especiais e importantes em sua carreira, como compositora e como cantora, como ter músicas nas paradas musicais. O momento mais especial, segundo ela, deve ter sido quando Ivete, sua "musa inspiradora", a convidou para cantar com ela durante um Carnaval no Rio, ainda no início de sua carreira.

Novo trabalho

Cantora Lary
Cantora Lary Imagem: Reprodução/Instagram
Continua após a publicidade

Seu novo trabalho, "Com Amor, Lary", é um álbum pop com inspirações no pagode e no sertanejo. Ele foi gravado no MAC (Museu de Arte Contemporânea), Niterói (RJ), cidade natal da artista. Um dos destaques é a música "Em Busca da Minha Sorte" —que citei no início deste texto—, porém há canções como "Briga Boba" em parceria com Marvvila.

Como Lary já explicou, a sonoridade de suas canções pode passear por diversos estilos e é o que acontece com "Briga Boba". "É bem quente e divertida! Acho que vai quebrar as expectativas da galera com relação à sonoridade, uma vez que não é um pagode, mas, sim, um pop com elementos de funk!"

A carreira de compositora me ajudou a entender, principalmente, o que eu queria como cantora. Quando eu comecei a escrever para outros artistas foi quando entendi o que queria cantar. Sinto que esse novo projeto —lançado nessa sexta-feira (11)— é um novo começo da minha carreira.

Com esse trabalho, Lary diz que espera tocar o coração das pessoas. "Quero que as pessoas tenham vontade de chorar, de rir, que se emocionem. Quero provocar sensações com esse álbum". Outra composição de Lary, "500 km", gravada por Mumuzinho, pode ser ouvida na trilha da novela "Volta Por Cima" (Globo).

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes