Seguindo os passos: Neta de Elis diz ainda tentar entender o tamanho da avó
Há uma grande expectativa na crítica musical brasileira pelo lançamento da cantora e compositora Rafa Mariano. Não por ela ser filha do talentoso Pedro Mariano, sobrinha da cantora Maria Rita e do grande produtor musical João Marcelo Boscoli, e nem por ser neta do pianista César Camargo Mariano e de Elis Regina, a maior e mais completa cantora que esse país já conheceu, mas pelo entusiasmo dessa mocinha tão apaixonada e vocacionada pela música.
Estreia ao lado do pai
Entrevistei Rafa emocionado, principalmente por ser uma de suas primeiras entrevistas.
A cantora tem apenas 18 anos e fez sua estreia nos palcos ao lado do pai, Pedro Mariano, em um evento no Teatro Bradesco, em São Paulo. Ela interpretou "Redescobrir", canção de Gonzaguinha lançada por sua avó no álbum "Saudade do Brasil" (1980). A apresentação contou com fotos de Elis no telão, enquanto o público se emocionava com a homenagem.
"A apresentação foi um misto de emoções, eu estava ao lado de um cantor excepcional e, ao mesmo tempo, meu pai. Estava cantando com uma estrela da música brasileira, que é minha avó, e com uma banda que tem músicas ali que eu conheço desde que eu nasci. Estava em casa e ao mesmo tempo nervosa por estar começando a fazer isso profissionalmente, mas foi uma realização".
A jovem ainda está cursando o último ano do ensino médio, enquanto se prepara para alçar novos voos e produzir seu álbum —que ela já possui algumas músicas gravadas. Rafa pretende fazer faculdade de música, para saber também do lado técnico da profissão que escolheu.
Estilo Musical
Assim como sua avó, ela também tem bom gosto musical, mas segue uma linha mais pop moderno. O álbum terá muitas canções autorais e, claro, algumas regravações de canções que gosta e cresceu ouvindo, deixando mais com a sua cara, de um jeito mais jovem e contando bastante sobre suas vivências e seus sentimentos. Diferente de sua avó, ela não entra em temas políticos como Elis fazia.
"A sonoridade da minha música é leve, é calma, é bem o oposto de agressiva. É claro que a letra não necessariamente é leve, ela pode ser agressiva, tem músicas que têm vários temas, mas a sonoridade é leve".
Herança musical
O interesse de Rafa por música vem desde antes de saber realmente quem era sua avó, tendo como seus maiores incentivadores seu pai e sua mãe, Patrícia Fano. Foi justamente com a mãe que a jovem compôs pela primeira vez, apesar de Patrícia não ser compositora ou trabalhar com música. Rafa também troca experiências com o seu avô, César Camargo Mariano, que não mora no Brasil, e com seus tios, Maria Rita e João Marcelo Boscoli.
Pergunto quando ela se deu conta de que era neta de Elis, e Rafa ri. Ela afirma que, até hoje, a ficha não caiu muito bem, mas que está começando a ter uma certa noção. Ela afirma ainda que se sente privilegiada neste momento de sua vida, por conviver com tantas feras do mundo artístico.
"Eu comecei a ter a noção de quem era a Elis há uns dois anos. Mas, ano passado, foi quando eu me dei conta de quem ela, realmente, foi. Demora para acostumar com essa ideia", afirma Rafa, que vem chamando atenção nas redes sociais, sempre mostrando seu talento com diversas canções gravadas. Inclusive, é por lá que podemos ouvi-la por enquanto.
A primeira apresentação da jovem é o início de uma série de celebrações pelos 80 anos de Elis, a serem completados em 2025. A família pretende comemorar com um show à altura de Elis, como ela merece, ainda sem grandes spoilers. Estou ansioso e animado para ver o resultado dessa herdeira artística de Elis, que em breve participará e lançará seu primeiro trabalho.
Deixe seu comentário