Forró e mariachi: Flay mistura ritmos latinos e foca carreira internacional
Flay, que despontou para todo o Brasil ao participar do BBB, em 2020, é a minha entrevistada deste domingo (17). Cantora desde antes do reality, ela venceu a terceira edição de The Masked Singer, em 2023, superando nomes como Xamã e Larissa Luz, e lançou "Zona Leste", em parceria com o produtor Jenner Melo.
BBB e Pós-BBB
Falamos sobre maternidade e como o BBB surgiu em sua vida durante uma pausa que deu na carreira para dar à luz o filho, Bernardo, que hoje está com 6 anos. Para cuidar dele, ela encerrou a banda que tinha na Paraíba. No mesmo período, se separou do pai do bebê e voltou para a casa da mãe.
Vivi uma situação que não imaginava. Eu pensava: 'Meu Deus, não é assim que eu quero estar, não é assim que planejei estar aos 23 anos'. Voltar para a casa da minha mãe, no interiorzinho, dez mil habitantes, com filho no braço, desempregada e separada... Para mim, era o pior cenário possível.
Nessa época, Flay decidiu mergulhar em um novo projeto. Chamou sua ex-dupla, enviou material para alguns empresários e foi para Goiânia gravar umas canções, mas não chegou a fazer shows, pois sua dupla também engravidou, e os empresários colocaram o projeto na geladeira. Foi aí que ela se inscreveu no BBB.
Parte do grupo Pipoca do reality, Flay movimentou o jogo. Recordamos um pouco de sua trajetória, incluindo as desavenças com alguns colegas, como Gizelly Bicalho, recém-eliminada de A Fazenda (Record).
Segundo Flay, ao deixar o confinamento, é super possível amenizar os conflitos vividos dentro da casa. Ela diz que, hoje, vê que aquilo era "puro jogo", mas confessa quer precisou de um tempo para entender e perdoar.
Masked Singer e Carreira
Se BBB foi responsável por apresentar Flay a todo o Brasil, foi em The Masked Singer, com DJ Vitória Régia, que veio a vitória. "Era algo que pedia muito a Deus, porque era mais um local que poderia mostrar o seu trabalho e sua arte", afirma ela.
Eu entrei no BBB com a intenção disso [mostrar sua arte], mas, após o reality, não fiquei batendo muito nessa tecla, Aí veio a oportunidade de entrar em um programa que eu podia dar tudo de mim e ser a artista que eu sei que sou. Foi isso, o Brasil amou a artista que foi àquele palco sem os pré-julgamentos da Flay do Big Brother.
Antes do BBB, Flay já tinha uma carreira musical no Nordeste, cantando um "forró diferenciado", como ela mesma define. Segundo recorda, era incomum, naquela época, mulheres à frente de bandas. "Eu tinha acabado de fazer 18 anos e tinha decidido que não cantaria mais em bandas que tivessem homens, porque assim a mulher só cantava três musiquinhas".
Com esse projeto então, a cantora começou a se destacar no Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, chamando a atenção de Bell Marques e até de Gabriel Diniz, que chegou a ser empresário de Flay. "Fizemos um movimento grande, sem grandes investimentos", recorda ela.
Vida Pessoal
Flay está solteira desde o término de seu noivado com o modelo Pedro Maia, e revela que Bernardo tem sentido a separação, já que o vê como pai. Ela afirma estar pedindo a ajuda dos céus para lidar com isso, já que a profissão de Pedro o faz viajar muito, o que dificulta que ele esteja presente.
A cantora diz que sofre muito com as separações e que não gostaria de namorar ninguém por enquanto, mas ela explica que não está fechada para relacionamentos e que precisou de um ano para entender a situação e que viveu muitas recaídas. Segundo ela, os dois não voltaram porque não tinha que acontecer.
Eu terminei amando muito e, por isso, foi muito difícil ficar pronta para um novo relacionamento. Precisei parar um pouco de me relacionar, passei a estudar mais, ter mais autocuidado, cuidar mais do meu espiritual e entender que essa questão de ficar me relacionando sexualmente com pessoas que eu nem conheço ou que eu não tenho intimidade suficiente é algo que me faria mal.
Newsletter
SPLASH TV
Nossos colunistas comentam tudo o que acontece na TV. Aberta e fechada, no ar e nos bastidores. Sem moderação e com muita descontração.
Quero receberPróximos Passos
Flay segue escrevendo e produzindo músicas em espanhol. Tanto que, em algumas semanas, viaja para os Estados Unidos, mais especificamente Miami, para gravar essas canções. Seu grande projeto é lançar essas músicas no próximo ano. Ela também acaba de assinar com um novo empresário norte-americano.
A cantora explica que o lançamento no exterior é estratégico, já que, segundo ela, músicas em espanhol não são muito ouvidas no Brasil. "É algo que sempre dá um friozinho na barriga e acho que chegou a hora. Eu estou cheia de músicas boas guardadas em espanhol e não tem porque estarem guardadas".
Enquanto o lançamento internacional não acontece, Flay soltou o single "Zona Leste" na última quinta (14), resgatando o autêntico sertanejo. Segundo ela mesma explica: um "modão" com mariachi, que é um gênero musical regional mexicano que está dominando o mundo, uma combinação que Flay considera "de alma".
A produção é de Jenner Melo, conhecido por seu trabalho com cantores como Simone & Simaria, Zé Neto & Cristiano, Felipe Araújo, Day & Lara, Israel Novaes, Munhoz e Mariano, Naiara Azevedo.
"Eu gosto de brincar com visuais. Através da estética visual, levo o meu público não apenas pelos ouvidos, mas também pelo visual. Me considero uma mulher cosmopolita e isso reflete na minha arte", afirma Flay.