Erros e acertos! Rede TV! celebra 25 anos com história bastante incomum
A Rede TV! está completando 25 anos com uma história bastante incomum.
É muito difícil conseguir uma concessão de TV no Brasil. E, na época de fundação do canal, em 1999, os jovens empresários Amilcare Dallevo Jr. e Marcelo de Carvalho vinham de uma experiência tecnológica muito bem sucedida, que ajudou as emissoras abertas. Era o Tele900, criado pela capacidade de engenheiro eletrônico de Amilcare e implementado pelo talento na área comercial de Marcelo.
O serviço de interatividade do prefixo 0900 era usado por todas as emissoras, principalmente pela Globo, que utilizou o sistema em vários programas, inclusive no Fantástico e na criação do Você Decide, misturando a teledramaturgia com a interatividade. A empolgação foi tanta que os jovens empresários, que já tinham muito dinheiro e ganharam ainda mais com o serviço e a patente do sistema, resolveram ter também a sua emissora de TV.
Em maio de 1999, faltando poucos dias para o vencimento das concessões e, consequentemente, a extinção da Rede Manchete, o grupo TeleTV, de Amilcare e Marcelo, conseguiu adquirir as concessões, após aprovação do governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Para isso, precisaram assumir a dívida de R$ 243 milhões do antigo canal com a União.
Nos primeiros 15 anos, liquidaram o valor, enquanto levantavam a emissora. O canal surgia com um nome diferente, um estilo moderno e tecnológico, cabeamento sem fios, equipamentos de ponta, etc. O próprio Amilcare assume que a emissora nasceu de verdade há 10 anos, quando a dívida da Manchete foi totalmente paga.
Mesmo assim, o canal tem no seu DNA a modernidade. Criou programas icônicos, como o TV Fama, que está no ar desde o começo e revolucionou a cobertura da vida das celebridades, dando um profissionalismo que respeita os jornalistas que fazem este trabalho e valorizando as celebridades.
Outro programa é o SuperPop, que modernizou o show de entrevistas. Começou com Adriane Galisteu e se firmou com Luciana Gimenez. E o Leitura Dinâmica, que trouxe uma linguagem do nosso tempo, rápida e precisa, para o jornalismo de TV.
O telejornalismo da emissora, em geral, tem uma marca inconfundível. O Rede TV! News, por exemplo, mantém uma linguagem moderna e enxuta, com muita credibilidade, contando com jornalistas do nível de Amanda Klein, que sabe perguntar como poucas, e de Kennedy Alencar. Este que, além de fazer ótimos comentários, apresenta um programa imprescindível, o É Notícia, às quintas-feiras, ouvindo as principais personalidades da cena política de momento.
Temos que lembrar também a coragem da Rede TV! de lançar no vídeo um sucesso do rádio: o humorístico Pânico Na TV, quando era significativo e incômodo. Foi só mudar de emissora que vieram as interferências, e a falta de liberdade matou a atração. Hoje, significa o oposto, só retrocesso.
Há sempre um espírito de abertura ao novo nessa emissora, que evidentemente não consegue acertar sempre e ainda sofre com a necessidade de comercializar alguns de seus horários para continuar crescendo. Mas o importante é que o seu olhar para o futuro tecnológico e de conteúdo permanecem bem aguçados. Que venham os próximos 25 anos!