Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem é o 'peão mudo' de 'Pantanal' que fez elenco perder medo de cavalo

Thommy Schiavo vive um dos peões de "Pantanal" - Globo
Thommy Schiavo vive um dos peões de 'Pantanal' Imagem: Globo

Colunista do UOL

02/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Bastou uma foto dos peões de "Pantanal" (Globo) circular pelas redes sociais para que um deles despertasse curiosidade do público. Ao contrário da maioria dos empregados de Zé Leôncio (Marcos Palmeira), que adoram "uma boa prosa", um dos peões parecia não ter sua história contada na novela, ganhando assim, por alguns fãs da trama, o apelido de "peão mudo".

Esta coluna de Splash conversou com Thommy Schiavo, intérprete do peão João Zoinho que, depois de notado pelos fãs de "Pantanal", passou a ganhar, nas últimas semanas, algumas falas na novela.


O ator, de 37 anos, formado em Artes Cênicas na CAL (Casa de Artes Laranjeiras), no Rio, fez participações em novelas da Globo, como em "Cordel Encantado" (2011), "Gabriela" (2012) e "Além do Tempo" (2016). Mas, seu papel mais importante na televisão é de antes, 2007, quando protagonizou o especial "Por Toda a Minha Vida" que contou a história de Leandro e Leonardo. Ele deu vida ao primeira voz da dupla, que morreu em 1998.

Quem dirigiu o especial foi o Rogério Gomes, o Papinha, e lá nos conhecemos e viramos amigos. Contei a ele que tenho grande habilidade com cavalos e ele passou a me chamar para tramas que tinham a presença do animal. Em 'Além do Tempo', por exemplo, tinha cavalo, e eu ajudava o elenco. Em 2021, ele me convidou para fazer 'Pantanal'.

Rogério Gomes foi responsável pela implantação e desenvolvimento artístico de "Pantanal" e deixou a TV Globo após a primeira fase da novela. A direção foi assumida por Gustavo Fernandez.

'Camila Morgado tinha trauma de cavalo'

Foi justamente a habilidade com o campo - Thommy é de Presidente Prudente, interior de São Paulo, e cresceu na fazenda da família - que fez com que o ator tivesse um papel bastante relevante nos bastidores de "Pantanal". Ele ajudou os protagonistas a perderem o medo de cavalo.

Quando me chamaram, eu ia entrar na primeira fase da novela, mas aí fiquei apenas na preparação dos atores. Dei aulas sobre cavalos, familiarizei os atores mirins com os animais. E, para a segunda fase, meu personagem foi criado. Ele não existia na versão original. É um peão pantaneiro dos bons. Trabalha na fazenda do Zé Leôncio e é muito amigo do Tadeu [José Loreto].

Na segunda fase da novela, Thommy, além de dar vida a João Zoinho, também prepara os atores para gravarem com animais. Ele entrega que Camila Morgado, por exemplo, não tinha nenhuma intimidade com cavalos.

A Camila tinha trauma de cavalos, e eu a ajudei. Também treinei o Jesuíta Barbosa e ajudei a Alanis Guillen, nossa Juma. Sempre vou para o set de filmagens quando há cenas com cavalos. Entendo também o manejo do gado, de comitivas. Presto uma espécie de assessoria e ajudo até a ensaiarem e a marcar os passos da cena.

Thommy dá mais detalhes sobre como conseguiu que Camila Morgado perdesse o medo dos animais: "Falei que ela precisava criar uma conexão com o bicho. Tem que mostrar para ele que você tem respeito e não quer fazer nada ruim. Ela foi perdendo o medo, montando, e já está muito bem."

E o peão terá mais falas?

Questionado sobre um 'spoiler' do futuro do "peão mudo" em "Pantanal", Thommy Schiavo conta que João Zoinho permanecerá na trama até o fim: "Ele ainda está ganhando forma, em processo de construção".

Thommy Schiavo vive um dos peões de 'Pantanal' - Globo - Globo
Thommy Schiavo vive um dos peões de 'Pantanal'
Imagem: Globo