Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
'Fantástico' aposta tudo em ex-BBBs e fofocas após 2021 desastroso
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Ao longo da semana os anúncios das principais reportagens do domingo são divulgados pelo "Fantástico" (Globo) com chamadas exclusivas nas redes sociais. Neles, destaques para histórias como a do ex-BBB Rodrigo Mussi, do assalto sofrido pelo influenciador Carlinhos Maia, do "tororó" de Anitta e até mesmo se atores de "Pantanal" estão ou não namorando. Pautas que estão na revista jornalística da Globo, mas que poderiam estar em qualquer outro programa de celebridades e fofocas.
A tentativa em criar um "TV Fama global" aos domingos vem para tentar aumentar a audiência do "Fantástico" após um 2021 desastroso. Conforme noticiado pelo colunista de Splash Ricardo Feltrin, o "Show da Vida" fechou o ano passado com o menor ibope desde 1973.
Na Grande São Paulo, principal mercado e "bússola" para a publicidade nacional, o programa, em 2021, também teve os piores resultados de sua jornada em quase cinco décadas. Já passava da hora para que "alerta" da renovação tocasse nos bastidores do jornalístico.
O "Fantástico", assim como outros programas da emissora, tem tentado conversar mais com os jovens e atrair esse público que só costuma assistir TV aberta comentando no Twitter.
Esse "novo público", em sua maioria, não está interessado em dar audiência para tragédias ou grandes investigações, mas sim para a história de seus ídolos e os desdobramentos de assuntos debatidos nas redes sociais ao longo da semana.
A aposta em celebridades não fica só na televisão. O site do "Fantástico" está cada vez mais voltado para a cultura pop e fofocas. Basta dar uma passeada pelo espaço virtual para notar que as principais manchetes são sobre assuntos bastante debatidos pelos jovens, incluindo os bastidores da novela "Pantanal" e seus "peões gatos".
Não foi à toa também que Paulo Vieira ganhou um quadro na atração. A Globo entendeu, especialmente após a repercussão do quadro do humorista no "BBB 22", que Paulo seria um aliado para alimentar as conversas do "Fantástico" nas redes sociais. E o tiro foi certo. Ele está quase toda semana entre os assuntos mais comentados.
O "Fantástico" segue a estratégia do "novo jornalismo da Globo", e isso também é visto nos rostos que fazem as reportagens. São profissionais jovens que causam fácil identificação do novo público desejado. Os repórteres Murilo Salviano - que em breve trocará de lugar com Pedro Vedova, correspondente em Londres - e Tábata Poline foram levados ao dominical justamente com essa proposta.
Ainda é cedo para afirmar que as novas estratégias estão surtindo efeito. "Fantástico" segue líder aos domingos, mas terá todo um desafio para fechar 2022 com números ainda mais positivos. As fofocas podem, de fato, colaborar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.